Economia cai 3,9% no primeiro trimestre

ouvir notícia

.

PIB teve a terceira maior queda homóloga da Europa depois de Grécia e Chipre. É preciso recuar até 2009, ano da Grande Recessão, para encontrar um desempenho pior em Portugal.

O Produto Interno Bruto (PIB) teve uma queda homóloga de 3,9% nos primeiros três meses do ano, de acordo com a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) avançada hoje.

Trata-se de um ligeiro agravamento da contração registada no último trimestre de 2012, quando a economia caiu 3,8%.

- Publicidade -

É preciso recuar ao início de 2009, o ano da Grande Recessão a nível mundial, para encontrar uma queda de maior dimensão. Face aos três meses anteriores, o PIB caiu 0,3%, bastante menos que os 1,8% registados entre outubro e dezembro de 2012.

As últimas previsões do Governo e da troika apontam para uma recessão de 2,3% este ano, com a taxa de desemprego a atingir um valor médio anual de 18,2% mas com um pico a rondar 19% no final do ano. No primeiro trimestre, revelou o INE na semana passada, o desemprego atingiu 17,7%.

Na Europa foram também hoje divulgados os dados do PIB no primeiro trimestre. O Eurostat revelou que o PIB da zona euro teve uma contração homóloga de 1%, enquanto no conjunto da União Europeia a quebra foi de 0,7%. Em termos trimestrais, as quedas foram de, respetivamente, 0,2% e 0,1%.

Grécia e Chipre são os países da União Europeia com maiores contrações homólogas do PIB no primeiro trimestre, com valores de 5,3% e 4,1%. Portugal é o terceiro pior.

João Silvestre (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.