Economia cresceu 1,1% no segundo trimestre

ouvir notícia

.

O PIB português cresceu em relação ao trimestre anterior, mas na comparação com o período homólogo do ano passado continua em recessão, segundo dados do INE.

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu em volume 1,1% no segundo trimestre de 2013 em relação ao trimestre anterior, segundo as estimativas preliminares agora divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em termos de variação em cadeia (trimestre a trimestre), o PIB regressou a terreno positivo, o que já não ocorria desde o segundo trimestre de 2011.

No entanto, em termos homólogos (em relação ao segundo trimestre de 2012), o PIB contraiu-se 2%. No primeiro trimestre de 2013 a contração, em termos homólogos, foi muito superior, de 4,1%. Em termos de variação homóloga, o PIB ainda não saiu do vermelho.

- Publicidade -

Deste modo, no segundo trimestre de 2013 ocorreu um abrandamento da recessão devido a uma redução menos acentuada do investimento (sobretudo na formação bruta de capital fixo no sector da construção) e a uma aceleração expressiva das exportações de bens e serviços, segundo a nota divulgada pelo INE.

Estes dados são “estimativas rápidas” das contas nacionais trimestrais na designação dada pelo INE. Os dados não preliminares serão divulgados a 6 de setembro, no que o INE designa por “resultados correntes” das contas trimestrais.

Jorge Nascimento Rodrigues (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.