Escola da Fundação Real Madrid já não dará equivalência ao 9.º ano

ouvir notícia

O projeto social do Real Madrid está presente em vários continentes

Ministério da Educação chumba projeto inovador em Vila Real de Sto António. Ideia inicial deverá arrancar já em outubro. Pré-inscrições para crianças entre os seis e os 12 anos decorre até ao final de julho

Domingos Viegas

A Escola Desportiva de Integração Social que a Fundação Real Madrid (FRM) vai criar em Vila Real de Santo António (VRSA) em parceria com a autarquia, tal como o nosso jornal tinha avançado no passado mês de janeiro, deverá arrancar já em outubro, mas sem a componente de equivalência ao 9.º ano de escolaridade, como era objetivo da câmara municipal.

- Publicidade -

Tudo porque o Ministério da Educação não homologou os cursos e acabou por chumbar o projeto, que seria inovador ao nível daquelas escolas sociais da FRM.

Tratava-se de um curso novo que, além da equivalência ao 9.º ano, pretendia formar animadores desportivos que ficariam com o denominado nível II em termos de categoria profissional. No entanto, fonte da autarquia vila-realense já garantiu ao JA que a edilidade pretende voltar a candidatar-se no próximo ano.

Projeto social
Assim, a Escola Desportiva da Fundação Real Madrid deverá começar a funcionar no início de outubro, mas apenas com a vertente que caracteriza aquelas escolas, que estão espalhadas um pouco por todo o mundo, principalmente na América Latina.

A estrutura, que funcionará nos concelhos de VRSA e de Castro Marim, destina-se a crianças entre os seis e os 12 anos, de ambos os sexos, que aí praticarão futebol e basquetebol. Porém, o objetivo não será a competição nem descobrir talentos para aquelas modalidades, mas sim a aquisição de valores de cidadania, através do desporto. Daí que a escola esteja aberta a qualquer criança, embora a prioridade sejam aquelas que pertencem a famílias desestruturadas ou carenciadas.

A Fundação Real Madrid e as duas autarquias estão ainda a ultimar os pormenores, mas o convénio deverá ser assinado ainda durante este verão. As pré-inscrições decorrem ao longo deste mês de julho e o limite é de 100 crianças de ambos os concelhos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.