Estafeta “Chamada para os Jogos” já está na estrada

ouvir notícia

.

Em Olhão, esta quinta-feira, viveu-se de forma intensa o espírito olímpico. Em ano de Jogos Olímpicos, foi neste concelho que teve início a segunda edição da estafeta “Chamada para os Jogos”, inserida na promoção da sétima edição dos Jogos de Quelfes – Viver o Olimpismo, que vai percorrer todos os concelhos do Algarve e ainda passar pelo Baixo Alentejo e terminar na vizinha Andaluzia.

No total, serão cerca de 1000 quilómetros que os participantes percorrerão com o objetivo de passar a mensagem do olimpismo como filosofia de vida, onde as crianças são os atores principais. A iniciativa tem como mentor Gustavo Marcos, que idealizou passar valores de solidariedade, fraternidade, amizade, esforço, igualdade, determinação ou excelência junto dos jovens das escolas olhanenses. Os Jogos de Quelfes começaram assim há sete anos e foram crescendo, tendo atualmente uma dimensão que ultrapassa o concelho de Olhão, a região e o País.

Ontem de manhã, na Escola Básica N.º 1 de Marim, onde têm origem os Jogos de Quelfes, lá estavam os alunos entusiasmados para a cerimónia de abertura desta estafeta, onde marca sempre presença Kelfi, a mascote dos Jogos e onde foram içadas as bandeiras do olimpismo, dos Jogos de Quelfes e do Município de Olhão, ao som do hino olímpico.

- Publicidade -

Lido o testemunho que passará por todas as escolas dos concelhos participantes, duas crianças acompanharam os restantes participantes na estafeta. Assim foi durante todo o dia – alunos a participarem nas partidas e chegadas das estafetas, entregando o testemunho aos colegas de outro estabelecimento de ensino – até que na EB1 de Moncarapacho foi entregue a mensagem da Chamada para os Jogos aos alunos do concelho de S. Brás de Alportel.

Atletas de nomeada, como os olímpicos Ana Cabecinha, Jorge Costa e Hélder Oliveira, a esperança olímpica Edna Barros, entre outros marchantes do Clube Oriental de Pechão, como Carina Correia, Liandra Gonçalves, Vanessa Conduto e Tiago Baguinho, participaram nesta estafeta, ao lado de alunos das escolas, autarcas e outros amigos do desporto.

Com o apoio da Câmara Municipal de Olhão desde a primeira hora a vários níveis, a organização também contou com a colaboração das juntas de freguesia, clubes e forças de segurança do concelho.

Os atletas, que foram engrossando o grupo ao longo do percurso, passaram depois pelas restantes 13 escolas do concelho de Olhão.

Hoje, sexta-feira, a estafeta continuou pelas escolas de S. Brás de Alportel, seguindo-se os concelhos de Faro (11 e 12 janeiro), Loulé (13 e 14 janeiro), Albufeira (15 janeiro), Silves (18 e 19 janeiro), Lagoa (20 janeiro), Portimão (21 janeiro), Lagos (22 janeiro), Vila do Bispo (25 janeiro), Aljezur (26 janeiro), Odemira (27 e 28 janeiro), Monchique (29 janeiro), Almodôvar (1 fevereiro), Mértola (2 e 3 fevereiro), Alcoutim (4 fevereiro), Tavira (15 fevereiro), Vila Real de Santo António (16 fevereiro), Castro Marim (17 fevereiro) e Ayamonte (18 fevereiro).

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.