Euro-Região dedicada ao Comércio arranca com protocolo

ouvir notícia

Associações do Algarve, Alentejo e Andaluzia em busca da competitividade.

As associações de comércio do Algarve, Alentejo e Andaluzia formalizaram um protocolo que visa aproveitar a Euro-Região Alentejo – Algarve – Andaluzia para potenciar a competitividade dos comerciantes destas regiões. Para o efeito, foi assinado um protocolo que formaliza a intenção de criar uma associação setorial.
O presidente da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), João Rosado explica que “esta colaboração transfronteiriça faz todo o sentido em termos de dinamização conjunta das regiões envolvidas e levará à consolidação de um projeto que a ACRAL desenvolveu em parceria com a Confederación Empresarial de Comercio de Andaluzia (CECA) para a criação de uma Central de Compras Transfronteiriça para que os comerciantes consigam ter uma maior rentabilidade em termos de compra dos produtos”. Recordando que as três associações, designadamente a ACRAL, a CECA e a Associação Comercial, de Serviços de Turismo do Distrito de Beja (ACSTDB) representam 55.500 associados, João Rosado defende que as sinergias criadas vão permitir “aumentar a competitividade dos comerciantes destas regiões”.
A assinatura deste protocolo criou automaticamente uma Comissão de Trabalho composta por dois membros de cada associação envolvida. Esta comissão fica responsável pelo desenvolvimento de iniciativas na área do comércio.
Importa recordar que existem mais de 80 Euro-Regiões na União Europeia. Estas constituem um mecanismo orientado para a cooperação transfronteiriça entre duas ou mais regiões europeias em determinadas áreas ou matérias de atuação. As Euro-Regiões são encaradas como mecanismos que contribuem para a sustentabilidade das políticas europeias de coesão.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.