Faleceu Alfredo Graça, antigo presidente da Câmara de VRSA

ouvir notícia

Alfredo Graça foi presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António entre 1980 e 1986, após as segundas eleições autárquicas de 1979, eleito pela coligação APU entre o Partido Comunista Português (PCP) e o MDP/CDE. 

O autarca, militante do PCP, aplicou “um pensamento de vanguarda numa época em que as autarquias locais não tinham praticamente autonomia política e financeira”, segundo um comunicado do município. 

Durante o seu mandato, foi o responsável pela construção de um Plano Diretor Municipal, o oitavo a ser feito em Portugal, além de outras iniciativas urbanísticas. 

- Publicidade -

“Alfredo Graça desempenhou o seu mandato em condições difíceis. Tinha acabado de ser aprovada uma lei de finanças locais e as autarquias ainda não tinham meios financeiros suficientes para as grandes carências das populações, designadamente no abastecimento de água, na construção de redes de esgotos e na construção de estradas e caminhos”, acrescenta a autarquia. 

Destacam-se ainda as suas iniciativas ligadas à habitação social e ao apoio às famílias, além da mudança do mercado municipal e da criação as linhas gerais do Complexo Desportivo. 

Com a cidade espanhola de Ayamonte, Alfredo Graça estreitou os laços com a outra margem do rio Guadiana, através da geminação. 

Os dois dias de luto municipal cumprem-se a 14 e 15 de dezembro, com a bandeira a meia haste. 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.