Filas no controlo de fronteira do Aeroporto de Faro devido à greve

O tempo de espera duplicou durante a manhã, altura em que chegaram mais voos do Reino Unido

ouvir notícia

A greve nacional na função pública provocou, esta sexta-feira de manhã, demoras no controlo de fronteira no aeroporto de Faro que está a ser assegurado por serviços mínimos, revelou fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

A fonte referiu que o controlo de fronteira no aeroporto está a funcionar com seis inspetores do SEF por turno em vez dos habituais nove e que o tempo de espera duplicou durante a manhã, altura em que chegaram mais voos do Reino Unido.

Segundo a fonte, a greve não causou perturbações nos controlos de fronteira de outros aeroportos nem em outros serviços do SEF.

- Publicidade -

No SEF, a paralisação teve durante a manhã, até às 13:00, uma adesão de 70 inspetores, de um universo de 900, e de 106 funcionários do regime geral de carreiras, de um total de 600.

Os trabalhadores da administração pública estão hoje em greve nacional por aumentos salariais imediatos.

ANA está a trabalhar para reduzir tempos de espera

 A ANA – Aeroportos de Portugal garantiu que está a trabalhar para reduzir os tempos de espera elevados e a acumulação de passageiros de fora da União Europeia no aeroporto de Faro.

Os passageiros mais afetados foram os que tinham como proveniência e destino o Reino Unido, cuja saída da União Europeia obriga agora a proceder ao controlo documental nas partidas e nas chegadas, ao contrário do que acontece com os destinos que integram o espaço comunitário Schengen, esclareceu a empresa gestora aeroportuária portuguesa.

“Devido à greve da função pública, registaram-se hoje, no controlo de fronteira do Aeroporto Gago Coutinho, tempos de espera elevados, ultrapassando as duas horas no período da manhã. Esta situação causou, para além do incómodo para os passageiros atingidos, a perda de alguns voos. A situação está a melhorar, prevendo-se que assim continue”, informou a ANA.

A mesma fonte esclareceu que foram mobilizadas as equipas do aeroporto para prestar apoio aos passageiros e diminuir o desconforto causado pelos tempos de espera elevados, como o fornecimento de águas ou a assistência a passageiros com maiores dificuldades de locomoção.

“As equipas estão em contacto permanente com as autoridades competentes e companhias aéreas”, referiu ainda a empresa, salientando que esta situação foi exclusiva de Faro e não se registou em mais nenhum aeroporto nacional.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.