FMI espera recessão mais grave na zona euro

ouvir notícia

.

Fundo revê em baixa previsões de crescimento mundial. Países da moeda única deverão cair 0,6% este ano e crescer 0,9% em 2014.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a economia da zona euro tenha uma queda de 0,6% este ano e volte a crescer 0,9% em 2014. Trata-se de uma revisão em baixa face as anteriores projeções, avançadas no World Economic Outlook de Primavera, que apontavam para uma recessão de 0,4% este ano e um crescimento de 1% no próximo.

Estes valores fazem parte da atualização intercalar das previsões de Primavera que foram divulgadas ontem em Washington e onde o Fundo corta as previsões de crescimento mundial de 3,3% para 3,1% em 2013 e de 4% para 3,8% em 2014.

- Publicidade -

Na zona euro, onde apenas existe atualização das estimativas para as maiores economias, destaca-se a nova revisão em baixa do PIB alemão – que deverá crescer apenas 0,3%, menos três décimas que antes – e o aprofundamento da recessão em Itália (-1,8%) e França (-0,2%).

Já os EUA, onde a Reserva Federal começa a preparar a retirar dos estimulos monetários, o FMI espera crescimentos de, respetivamente, 1,7% e 2,7% em 2013 e 2014. Em ambos os casos, valores inferiores em duas décimas às anteriores estimativas.

João Silvestre (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.