Fogo em Odemira merece maior atenção com 7.000 hectares de área ardida

ouvir notícia

O incêndio que deflagrou no sábado em São Teotónio, concelho de Odemira, é aquele que continua a merecer maior atenção da Proteção Civil e a área ardida é já de cerca de 7.000 hectares, disse hoje o comandante nacional.

Num ‘briefing’ à comunicação social para um ponto de situação dos incêndios rurais, feito às 13h10, em Carnaxide, concelho de Oeiras, o comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, referiu “três ocorrências significativas” – em Odemira (distrito de Beja), Cinfães e Mangualde (ambos no distrito de Viseu) –, sendo a primeira “aquela que merece maior preocupação”.

“O incêndio de Odemira já atingiu uma área de cerca de 7.000 hectares”, sobretudo “extensas áreas de pinhal e povoamentos mistos como eucaliptal, sobreiros, medronheiros e matos”, indicou o comandante nacional, considerando tratar-se de “uma área difícil”.

- Publicidade -

Na sequência o incêndio, foram evacuadas 20 povoações e um parque de campismo, num total de 1.424 pessoas deslocadas, sendo que a maioria, retirada preventivamente do parque de campismo São Miguel, já regressou.

André Fernandes sublinhou ainda que as condições meteorológicas naquela zona vão manter-se desfavoráveis, devido ao calor e ao vento seco, mas as próximas 24 horas serão fundamentais para evitar que o incêndio não progrida para a serra de Monchique.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Segundo consta, este tenebroso incêndio terá sido causado por um cavalheiro, que, irresponsavelmente, se dispôs a fazer um churrasco – pois então ! –, borrifando-se para todas as constantes advertências das autoridades, assim como fazendo tábua rasa do mais elementar bom senso, tendo dado “às de Vila–Diogo” – ou, em Português do mais vernáculo, “pôs-se na alheta”, virando costas, cobardemente, ao “bom” trabalho que deixou para trás.

    Pena que não seja localizado e criminalizado, pesadamente, pelas consequências que originou.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.