Fronteira controlada entre 22 de julho e 7 de agosto

A Ponte Internacional do Guadiana vai ter controlo documental de pessoas

ouvir notícia

A fronteira de Portugal com Espanha, em Castro Marim, vai estar controlada entre os dias 22 de julho e 7 de agosto devido à Jornada Mundial da Juventude e à visita de Papa Francisco.

A Ponte Internacional do Guadiana vai ter controlo documental de pessoas, uma medida que foi aprovada em Conselho de Ministros, com o objetivo de garantir a segurança interna do país.

Sempre que as forças de segurança nacionais consideraram adequado, vão solicitar os documentos de identificação a quem entre em território nacional.

- Publicidade -

Este controlo, cuja responsabilidade é do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), será feito de forma aleatória e inclui pessoas que venham de países que façam parte do Espaço Schengen, com a participação da Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP).

Segundo a resolução do Conselho de Ministros, este controlo “deve respeitar o princípio da proporcionalidade, limitando-se ao mínimo estritamente necessário para responder a eventuais ameaças à ordem pública e à segurança interna”.

Este controlo de fronteiras, que não é realizado desde a época da covid-19, tem também como objetivo prevenir a entrada de “cidadãos ou grupos cujos comportamentos possam ser suscetíveis de comprometer a segurança dos cidadãos nacionais e estrangeiros que participarão no evento”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.