Gastronomia algarvia vira “tesouro” além-fronteiras

ouvir notícia

“Quando começámos a nossa ‘ luta’, a maioria das pessoas conhecia apenas as sardinhas e o frango da Guia”, explica ao JA José Manuel Alves. Hoje, o grão-mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve salienta que a gastronomia algarvia deu passos de gigante e está a conquistar admiradores tanto no país como no estrangeiro. Criada em 2005, a confraria algarvia já é atualmente uma das maiores da Europa, com 511 confrades.

Cozido de grão à algarvia

Os produtos e os sabores algarvios são ímpares. Não admira, pois, que a região seja cada vez mais considerada como um destino gastronómico de excelência. É, por isso, imperioso preservar a qualidade dos produtos regionais e, mais imperioso ainda, levá-los para fora da região, para o país e o estrangeiro.

São estes os grandes objetivos da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, que desde 2005 tem vindo a crescer sem parar e a conquistar mais admiradores da gastronomia algarvia.

- Publicidade -

Atualmente, a confraria conta com 511 confrades, entre os quais algumas figuras “famosas”, como Francisco Pinto Balsemão, Cidália Moreira, Fernando Mendes, general Rocha Vieira, Carlos Moedas (secretário de Estado), Dieter Koshina (chef Michelin), entre outros.

Além disso, a Confraria dos Gastrónomos do Algarve já é uma das maiores da Europa, como realça ao JA o grão-mestre José Manuel Alves: “Ao fim destes oito anos, a maior conquista é sermos a confraria portuguesa mais conhecida a nível europeu, pelo elevado nível que demonstramos sempre nos eventos (dentro e fora do país), sendo quase sempre a maior delegação em número de confrades”…

(Toda a informação na última edição do JA – dia 10 de outubro)

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.