Governo vai estar em peso no Algarve para “medir o pulso à região”

O primeiro-ministro, todos os ministros e vários secretários de Estado vão percorrer o distrito durante dois dias

ouvir notícia

Depois do secretismo em torno da vinda do Governo à região, foi anunciado esta segunda-feira que a comitiva liderada por António Costa vai estar no Algarve para visitas e reuniões de trabalho nos dias 1 e 2 de março, às quais se juntam um Conselho de Ministros descentralizado, a realizar-se em Faro. Durante dois dias, o Governo vai percorrer o Algarve e “medir o pulso à região”.

É o regresso da iniciativa Governo Mais Próximo, que prevê mais de 50 visitas e reuniões de trabalho, às quais se soma um Conselho de Ministros descentralizado, que terá lugar na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro, na manhã de dia 2, quinta-feira, no período da manhã. 

Apesar de ser uma iniciativa inédita que reúne todos os membros do Governo na região, esta não é a primeira que um Conselho de Ministro se realiza no Algarve. O mandato de António Guterres (1995-2002) e o de José Sócrates (2005-2011), ambos socialistas, foram pautados por conselhos de ministros descentralizados, que também se realizaram na região.

- Publicidade -

Com uma agenda focada no território, o Governo Mais Próximo promove “o desenvolvimento económico e social das regiões, reforça a coesão territorial e concretiza, desta forma, um dos compromissos centrais assumidos no Programa do Governo”.

O primeiro-ministro, todos os ministros e vários secretários de Estado vão percorrer o distrito em visitas e reuniões de trabalho, à procura de respostas para os problemas e desafios da região. 

Estão previstos encontros com autarcas e representantes de diversas áreas: indústria, agricultura, economia social, justiça, forças de segurança, bombeiros, representantes culturais, etc.

O Programa prevê também um conjunto de ações associadas ao Plano de Recuperação e Resiliência, com visitas a projetos relevantes para o desenvolvimento da região e inovadores do ponto de vista económico e social. 

No âmbito da iniciativa Governo Mais Próximo e da realização do Conselho de Ministros, estão também previstas várias atividades na Universidade do Algarve, nos dias 1 e 2 de março.

(Notícia em atualização)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.