Instituto de Sangue lança Campanha Dador-Salvador nas praias

ouvir notícia

Campanha vai passar por Quarteira, Monte Gordo e Fatacil

Em média, durante o verão, o Instituto Português de Sangue vê o número de dádivas reduzir em cerca de 10 por cento. Uma redução que tem impacto porque se regista num período em que o número de unidades de sangue utilizado nos serviços de saúde aumenta. Este ano, o IPS incentivar os jovens a aderirem à prática cívica de dar sangue

As praias de Quarteira e Monte Gordo vão receber as Unidades Móveis do Instituto Português de Sangue (IPS) em agosto. Esta é uma das fases da campanha Dador-Salvador que o IPS está a lançar este ano para sensibilizar os jovens para a importância de dar sangue e para garantir um volume elevado de colheitas durante o verão. Os responsáveis dizem que esta sensibilização é importante nesta altura porque é o período do ano em que o número de dádivas baixa significativamente ao mesmo tempo que as utilizações tendem a aumentar.
Por outro lado, a ênfase dada aos jovens visa também um rejuvenescimento da comunidade de dadores que atualmente tem uma média etária de 40 a 50 anos. Em conferência de imprensa, o presidente do IPS, Álvaro Beleza, comentou que o atingir da maioridade não é apenas sinónimo de novos direitos é também sinónimo de novos deveres e responsabilidades civis como é o caso da dádiva de sangue.
Para reforçar esta vertente de sensibilização das camadas mais jovens, o IPS conta com a participação do surfista internacional Tiago Pires e da judoca medalhada Telma Monteiro que dão a cara por esta campanha. Imagens de jovens bem-sucedidos com uma vida saudável e que apoiam a dádiva de sangue.
A campanha é de âmbito nacional e além da presença no Algarve na feira da Fatacil, em Lagoa e nas praias de Quarteira e Monte Gordo das Unidades Móveis, estas unidades vão estar ainda nas praias de Carcavelos, Figueira da Foz e Póvoa do Varzim.
Com o intuito de reforçar o número de dádivas de sangue, o IPS está também a enviar SMS aos dadores registados para que possam dar sangue durante os meses de verão. Álvaro Beleza explicou que existem muitos dadores que fazem a sua dádiva uma vez por ano e que podem reforçar a mesma, um reforço que seria útil.
Importa recordar que todos os cidadãos com idade igual ou superior aos 18 anos e com peso igual ou superior a 50 quilos e hábitos de vida saudáveis podem doar sangue.

SCS/JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.