Irlanda: Descoberto navio espanhol da Armada Invencível

ouvir notícia

O governo Irlandês anunciou a descoberta de um navio espanhol da Armada Invencível. Um achado que se pode vir a revelar muito útil para a comunidade arqueológica.

Um navio espanhol, que se julga pertencer à Armada Invencível do século XVI, foi descoberto ao largo do Condado de Donegal, no noroeste da Irlanda. O achado foi ontem anunciado pelo Governo irlandês através do ministro da Cultura e Património, Jimmy Deenihan.

O ministro realçou a “enorme importância” da descoberta, não só para a Irlanda como também para toda “a comunidade arqueológica, histórica e marítima internacional. Poderá fornecer muitas informações sobre a vida a bordo e sobre a realidade dos recursos militares e navais disponíveis para a campanha da Armada”, afirmou ontem Deenihan aos microfones da Radiotelevisão Irlandesa (RTE).

- Publicidade -

O ministro revelou igualmente que o Governo vai conceder um subsídio para que um grupo de arqueólogos marinhos investigue de forma detalhada os escombros do navio, de modo a obter as melhores condições possíveis. Dos destroços já recolhidos, foi possível concluir que o navio se encontra afundado em águas “relativamente pouco profundas” e que pertence à Armada Invencível, acrescentou o responsável.

Um exército sobre a água

A embarcação afundou-se no século XVI, quando se dirigia – inserida na Armada Invencível Espanhola -, à costa inglesa para conseguir o que nunca ninguém tinha alcançado antes (e até agora). Constituída por 130 barcos com 8.253 marinheiros e mais de 19.295 soldados, a frota tinha como objetivo invadir e ocupar o reino de sua majestade.

Contudo, além da marinha britânica, a Armada teve igualmente que lutar contra as adversidades da Natureza, responsável pela destruição de inúmeros navios. De tal forma que levou o então rei espanhol, Filipe II, a afirmar que não tinha enviado os “barcos para lutarem contra as intempéries”.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.