Japão atingido por tsunami de 10 metros após sismo de 8,9 graus

ouvir notícia

O litoral do Japão foi atingido esta sexta-feira por um tsunami, que atingiu os 10 metros, após um forte terramoto de 8,9 graus na escala Richter (uma intensidade idêntica à que atingiu o Algarve e Lisboa em 1755). O pânico e a confusão ainda reinam no país, com pelo menos 19 mortos já confirmados e dezenas de feridos.

O abalo foi sentido em Tóquio, onde muitos prédios tremeram. Outras duas réplicas de sismos, de 6,4 graus, ocorreram logo depois. O epicentro foi localizado no Oceano Pacífico, a 130 km da península de Ojika, e a uma profundidade de 10 km. Em muitas localidades é possível visualizar espessas colunas de fumo e fogo a sair de edifícios. Duas centrais nucleares na província de Fukushima também suspenderam a atividade.

A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunamis, com ondas de até seis metros em Miyagi e de até três metros em Iwate. O mesmo ocorreu para as províncias de Fukushima, Ibaraki, Aomori e Chiba.

- Publicidade -

Em Tóquio, muitas pessoas saíram às ruas assustadas. Foi o tremor mais forte dos últimos anos na capital japonesa. Há dois dias, o país já tinha sido atingido por um tremor superior a 7 graus na escala Richter.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.