KTM preparou moto para que Ruben Faria vença o Dakar

ouvir notícia

.

Faria já está na Argentina para participar no seu quinto rali Dakar. No ano passado foi segundo, este ano sonha com o triunfo no mítico rali

.

O algarvio Ruben Faria surge como um dos fortes candidatos à vitória na categoria de motos do rali Dakar deste ano, que começa no próximo fim de semana em terras sul-americanas.

- Publicidade -

O piloto do concelho de Olhão foi segundo na edição anterior, o melhor resultado de sempre de um piloto português, mas o seu papel na equipa KTM era ajudar ao triunfo do francês Cyril Despres.

Este ano Despres trocou a KTM pela Yamaha e Faria passou a ser considerado como piloto prioritário da marca, que já preparou uma nova moto para que o algarvio possa celebrar o triunfo.

Moto totalmente renovada

Após 12 vitórias consecutivas no Dakar, a KTM apresenta em 2014 uma “Rally” totalmente renovada e com importantes alterações face ao modelo anterior. Uma moto que pretende continuar a senda vitoriosa da marca austríaca na mais importante maratona do TT mundial e com a qual Ruben Faria encara a prova. Uma moto desenvolvida ao longo de todo o ano de 2013 e que se mostra com a mais séria candidata à vitória final no Dakar 2014.

Ruben Faria colaborou de forma activa no desenvolvimento desta nova moto, máquina que considera bem mais adequada ao seu estilo de condução que o modelo anterior.

Refira-se que a moto anterior era uma adaptação das anteriores 690, que venceram entre 2007 e 2010 – a prova não se realizou em 2008 – antes de serem substítuidas pelas 450 ao abrigo do novo regulamento surgido em 2011 que limitou a cilindrada máxima dos motores das motos aos 450cc.

“Mais fácil de conduzir e menos cansativa”, diz Faria

“Esta moto é mais leve, mais estreita e muito mais fácil de conduzir. A KTM fez um trabalho fantástico nesta nova evolução de Rally, tornando-a muito mais fácil de conduzir e naturalmente menos cansativa”, explica Ruben Faria.

Se o peso e as dimensões são importantes, também no motor a KTM renovou por completo e seguiu as actuais tendências em termos de tecnologia, especialmente ao nível da alimentação do propulsor, agora feita por um sistema de injecção electrónica ao invés do anterior carburador conhecido no modelo anterior.

“Com a injecção ganhamos em termos de resposta do motor e naturalmente em termos de consumos. Os actuais sistema permitem uma utilização mais eficaz do combustível e com isso conseguimos ganhar igualmente no desenho dos depósitos, agora mais estreitos, o mesmo se passando com o quadro, igualmente mais estreito. Tudo foi feito a pensar na utilização eficaz e na rapidez do conjunto”, conta o piloto algarvio.

Faria impressionado com a nova torre de instrumentos

Mas o que mais impressiona Ruben Faria é a nova torre de instrumentos totalmente construída em carbono, material compósito que permite ganhar igualmente peso, e esteticamente marca esta KTM Rally.

“É simplesmente fantástica a torre de intrumentos. Olhar para ela é um regalo e marca sem dúvida o conjunto, especialmente quando retiramos a carenagem dianteira. Se me pedirem para destacar uma peça da moto, é sem dúvida a torre de instrumentos. É simplesmente linda!”, considera.

Ruben Faria e a sua equipa já estão em Rosário, na Argentina, onde decorrem as verificações técnicas e administrativas do Dakar 2014, com a localidade a ser também o palco de arranque para uma edição do Dakar que se avizinha dura e muito discutida.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.