Lagoa já tem oleões para recolha de óleos alimentares usados

ouvir notícia

A Câmara de Lagoa acaba de colocar 13 oleões nas ruas do concelho. A ideia do município é “patrocinar um sistema de recolha e valorização de óleos alimentares usados, levando a que estes resíduos tenham um destino ambientalmente adequado”.

Desta forma, a autarquia recomenda à população que armazene os seus óleos alimentares usados (depois de frios) em embalagens de plástico (garrafa de 1,5 litros ou garrafão de 5 litros) que, depois de cheias, devem ser bem fechadas para evitar derrames, depositando-as no oleão mais próximo.

“A empresa Reciclimpa, por cada 12.500 quilos de óleos alimentares usados recolhidos, contribui com um donativo de 500 euros, entregue ao município de Lagoa e destinado aos bombeiros voluntários”, destaca a câmara em comunicado.

- Publicidade -

Os 13 oleões espalhados pelo concelho são cor de laranja e estão localizados em Carvoeiro (Estrada do Farol e Rua do Barranco), Estombar (Mercado Municipal e Rua Patrício Júdice), Mexilhoeira da Carregação, Ferragudo (Mercado Municipal, Rua da Hortinha, Lagoa (Rua Município de S. Domingos, Rua José Estêvão, Largo 5 de Outubro, Rua Jacinto Correia e Urbanização LagoaLar), Parchal (Rua Sérgio Nunes) e Porches (Junto à Urbanização do Ramalheiro).

Afastar o perigo de contaminação

“O derrame e abandono dos óleos alimentares usados sem controlo constitui grave problema para o meio ambiente e biodiversidade. Quando despejados nos esgotos urbanos, dificultam e oneram o trabalho das estações de tratamento de águas residuais e sempre que tal aconteça de forma incontrolada, constitui, por si só, um potencial perigo de contaminação, quer de solos quer das águas, tanto ao nível de aquíferos como das ribeiras e águas do mar”, realça a autarquia.

Através desta iniciativa, os óleos alimentares usados poderão ser transformados e valorizados em produtos como o Biodiesel, um combustível ecológico e limpo, “sendo por isso essencial proceder à sua recolha seletiva e encaminhá-los para destinos adequados”.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.