Loulé homenageou o maior poeta popular português

ouvir notícia

Dias Marques, docente da Universiade do Algarve, apresentou uma comunicação sobre os manuscritos de António Aleixo

António Aleixo foi homenageado no passado sábado pelos louletanos, no dia em que se assinalou o 64.º aniversário da sua morte. O Cine-Teatro Loulé foi o palco escolhido para relembrar aquele que é considerado como o maior poeta popular português de todos os tempos, a sua vida e obra.

J. J. Dias Marques, docente da Universidade do Algarve, subiu ao palco para apresentar a comunicação “Os Manuscritos da Poesia de António Aleixo: Subsídios para a sua edição crítica”, onde fez uma exposição sobre a obra do poeta e o papel importante de Joaquim de Magalhães, que se dedicou a compilar os versos que eram ditados pelo poeta, reunindo, mais tarde, em livro as suas quadras populares, mas de uma grande profundidade filosófica.

Na segunda parte desta homenagem, perante uma plateia cheia, Afonso Dias subiu ao palco, acompanhado por Teresa Viola, Tânia Silva, Marinela St. Aubyn, Adriano St. Aubyn e Ricardo Martins, para o espetáculo musical “Fado Aleixo”, tributo que trouxe o poeta Aleixo de regresso ao Fado Tradicional que ele mesmo cantava.

- Publicidade -

Com alguns “atrevimentos” e o recurso a instrumentos pouco habituais – piano, fagote, acordeão, percussões, cavaquinho – Afonso Dias & A Sopa dos Pobres levaram àquela homenagem um fado de percursos e fusões.

Para os promotores deste evento, esta foi “a homenagem justa e devida ao Poeta que elevou a voz do Povo às alturas de uma arte maior”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.