“Mais policiamento nas ruas da cidade” é um desígnio de Álvaro Araújo

Isabel Oneto anunciou o reforço “para breve” dos meios ao dispor da estrutura policial na região e no concelho em particular

ouvir notícia

Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA) pediu esta quinta-feira a Isabel Oneto, secretária de Estado da Administração Interna, um reforço no policiamento das ruas da cidade. Em sintonia com a governante, o autarca comunicou “a proximidade” da inauguração da nova esquarda da PSP – uma obra “importante e necessária”, prevista para outubro.

O autarca dirigiu-se à secretária de Estado durante a cerimónia comemorativa do 135.º aniversário do Comando Distrital de Faro da PSP, que decorreu no Centro Cultural António Aleixo, em VRSA.

“É fundamental incrementar o policiamento nas ruas, precisamente para pôr em prática as vertentes de prevenção e de educação para a cidadania, através de conselhos e informações úteis que os agentes facultam às pessoas. Trata-se de promover uma atitude inclusiva, que há muito é preconizada pelos agentes que patrulham as ruas”, reforçou o autarca perante uma plateia com centenas de membros da PSP e outras forças de segurança e outros convidados.

- Publicidade -
A plateia

Em resposta à solicitação do presidente, Isabel Oneto anunciou o reforço “para breve” dos meios ao dispor da estrutura policial na região e no concelho em particular: “Foi graças à programação das infraestruturas e equipamentos das forças de segurança que foi possível programar e executar o investimento que aqui vamos inaugurar em breve [a nova esquadra]”, evocando também a aquisição de #viaturas, armamento e material de proteção individual”. A governante prometeu ainda “para muito breve”, a chegada de novas viaturas descaracterizadas e outras para o Algarve e a renovação das esquadras de Olhão e Portimão.

Alocução de Isabel Oneto

Ao recordar que “dentro de pouco tempo”, (“em outubro”, nas palavras de Isabel Oneto), deverá ser inaugurada a nova esquadra da PSP, no antigo edifício da Alfândega, o socialista aproveitou o momento in loco para convidar a secretária de Estado a presidir a um momento “há muito aguardado pelos agentes que cá prestam serviço” e que será “um dia de festa”, antevê.

O autarca vilarealense recordou que a localização da nova estrutura se justifica “pela importância da sua localização estratégica, pela sua dimensão ser adequada e por ser um edifício emblemático no concelho e digno de instalar a polícia que zela pela segurança de todos”, enumera.

No seu discurso, Álvaro Araújo agradeceu “todos os esforços que a PSP tem feito no município para salvaguardar a segurança pública” e revelou o “o caráter preventivo, formativo e educativo que também norteia a ação dos agentes da PSP”, sustentando que “o exemplo da nossa cidade é flagrante para percebermos o valor do apoio constante que é dado à população, durante todo o ano, particularmente nos meses de maior afluência turística”.

“Aqui as pessoas sentem-se seguras com a presença dos agentes da PSP nas ruas da cidade. É um facto que não podemos negar”, disse.

Durante a cerimónia solene foi também celebrado um protocolo de cooperação entre a PSP, a Universidade do Algarve (UAlg) e a Região de Turismo do Algarve (RTA) para a criação do “Programa Algarve Destino Seguro”. A principal finalidade do programa, de acordo com a PSP, é “contribuir para que o Algarve seja um destino seguro para viver, trabalhar, estudar ou visitar durante todo o ano”. A representar a UAlg esteve Paulo Águas, reitor da instituição de ensino superior e João Fernandes, presidente da RTA.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.