Marinho Pinto demite potencial sucessor

ouvir notícia

Bastonário da Ordem dos Advogados destituiu o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Jerónimo Martins, tido como potencial candidato à sua sucessão.

Jerónimo Martins, apoiante de Marinho Pinto e candidato derrotado a presidente do Conselho Distrital de Lisboa, deverá encabeçar a lista da capital ao Congresso Nacional dos Advogados, marcado para os dias 11, 12 e 13 de Novembro, na Figueira da Foz.

Este facto é interpretado como indício seguro de uma candidatura de Jerónimo Martins a bastonário da Ordem dos Advogados, que o próprio já admitiu junto dos seus apoiantes e terá mesmo comunicado a Marinho Pinto.

- Publicidade -

“Tratou-se de uma decisão do Conselho Geral da Ordem dos Advogados, que tem legitimidade para o fazer, e ficou a dever-se à perda de confiança no presidente da Comissão de Direitos Humanos”, explicou ao Expresso Marinho Pinto.
Marinho também foi destituído por Júdice

A destituição de Jerónimo Martins reedita uma situação vivida por Marinho Pinto, que também foi demitido de presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem pelo antigo bastonário, José Miguel Júdice, de quem começou por ser apoiante.

Essa demissão propiciou, tal como pode acontecer desta vez com Jerónimo Martins, o lançamento da própria candidatura de Marinho Pinto à liderança a Ordem.

Marinho Pinto cumpre o seu segundo mandato e não poderá recandidatar-se. A demissão de Jerónimo Martins consubstancia uma rutura no campo “marinhista” quando faltam mais de dois anos para os cerca de 30 mil advogados elegerem o sucessor do actual bastonário, pleito que está agendado para novembro de 2013.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.