Melhor vinho do Algarve custa 13 euros a garrafa

ouvir notícia

O melhor vinho da região de 2010 é produzido na Quinta dos Vales, em vinhas que se encontram divididas entre os concelhos de Lagoa e Silves. Segundo apurou o JA, serão colocadas no mercado cinco mil garrafas de “Grace Touriga Nacional 2008”, com preços a rondar os 13 euros.

O “Grace Touriga Nacional 2008” bateu todos os concorrentes no concurso Melhor Vinho do Algarve, que se realizou no final de agosto, na Fatacil de Lagoa.

Produzido na Quinta dos Vales, cujos 20 hectares abrangem os concelhos de Lagoa e Silves, este vinho recebeu assim a mais alta medalha regional de ouro de 2010.

- Publicidade -

Outros vinhos da mesma quinta, nomeadamente o “Grace Vineyard Branco 2009” e o “Primeira Selecção Rosé 2009” também conquistaram uma medalha de ouro e outra de prata, respetivamente.

Em declarações esta semana ao JA, Adérito António, responsável pelas vinhas da Quinta dos Vales, revelou que os vinhos vencedores no concurso Melhor Vinho do Algarve 2010 estão à venda na maioria dos supermercados da região (Intermarché, Pão de Açúcar, Jumbo, Apolónia, Supermercado Baptista, entre outros).

Em relação aos preços, o “Grace Touriga Nacional 2008” – o melhor vinho do Algarve em 2010 – pode ser adquirido entre os 13 e os 14,50 euros, enquanto o “Grace Vineyard Branco 2009” oscila entre os 8,50 e os 10 euros, e o “Primeira Selecção Rosé 2009” custa entre 5,90 e os sete euros.

Ainda de acordo com o responsável da Quinta dos Vales, cada um destes vinhos premiados vai ser comercializado em cerca de cinco mil garrafas.

Estes foram os vinhos premiados pelo júri do concurso, que foi presidido por Aníbal Coutinho, reconhecido crítico de vinhos, que selecionou diversos especialistas de vinho para julgar o concurso.

Vindimas muito promissoras

“Num curto espaço de três anos, os vinhos da Quinta dos Vales têm demonstrado grande evolução, conquistando imenso reconhecimento nacional e internacional, obtendo excelentes críticas e pontuações por notáveis críticos de vinhos e revistas da especialidade”, regozija-se Adérito António, recordando que a quinta foi inaugurada há apenas quatro anos com o objetivo de “criar excelentes vinhos”.

Em relação às próximas colheitas, o responsável da Quinta dos Vales revela que a vindima começou muito cedo este ano.

“As primeiras uvas, Aragonez, das nossas vinhas perto de Silves, foram colhidas logo no dia 4 de agosto, pois a sua maturação havia já atingido o ponto. Nos dias que se seguiram até à data, colhemos também os primeiros brancos, como sejam a Malvasia Fina, o Arinto, o Verdelho e o Viognier das novas vinhas na Quinta dos Vales. Os primeiros resultados são muito promissores”, adianta Adérito António.

Nuno Couto/Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.