Microscopia sonora em destaque no Festival Som Riscado

ouvir notícia

.

No âmbito da segunda edição do Som Riscado – Festival de Música e Imagem de Loulé, e voltando a apostar na vertente formativa, realiza-se no dia 9 de abril, no Convento do Espírito Santo, um ‘workshop’ sobre microscopia sonora, dinamizado pela prestigiada associação Sonoscopia, sediada no Porto.

“É frequente ouvirmos uma guitarra elétrica ou uma bateria amplificada, em concertos com sistemas de som capazes de produzir elevados níveis de intensidade sonora. Mas como será o oposto? Como soam as peles de uma bateria tocadas com uma pena, qual é o som do interior da caixa de ressonância de um violino, ou qual o som dos passos de um inseto? Com o recurso a diferentes formas de audição e de amplificação sonora, procuramos revelar novos sons, presentes no nosso quotidiano mas que frequentemente são camuflados pelos sons de forte intensidade. Nesta formação, procura-se ouvir e desvendar novos universos sonoros e enquadrá-los em contextos musicais personalizados.”, explica aquela associação.

A Sonoscopia é uma associação/plataforma de criação, produção e promoção de projetos artísticos e educativos centrados essencialmente na área da exploração/investigação sonora e do seu cruzamento interdisciplinar com várias áreas artísticas, científicas e pedagógicas.

- Publicidade -

A Sonoscopia foi criada em 2011, tendo produzido até à data mais de 500 eventos, criações próprias, atividades pedagógicas e publicações em cerca de 20 países Europeus, Estados Unidos, Líbano, Brasil, Japão, Emirados Árabes Unidos e Tunísia. A Sonoscopia dispõe também de um espaço físico localizado na rua da Prelada, Porto, onde estão instalados vários estúdios devidamente equipados para a conceção e produção de criações na área da exploração e investigação eletroacústica, dispondo também de um espaço de residências artísticas que tem acolhido dezenas de artistas de todo o mundo.

A formação tem a duração de três horas (10h00 às 13h00), um limite máximo de 25 participantes e confere certificado. Tem um custo associado de 5 euros por pessoa, que dá acesso gratuito aos restantes eventos realizados nesse dia no âmbito do festival. Este ‘workshop’ destina-se a alunos das áreas artística e pedagógica, educadores, músicos, animadores e mediadores culturais, bem como ao público em geral.

Para inscrições, os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano por telefone (289414604) ou e-mail ([email protected]).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.