Ministro da Educação anuncia exames nacionais no 4º ano

ouvir notícia

.

No ano letivo de 2012/13, as provas nacionais deverão contar 25% para a nota final dos alunos.

A partir do próximo ano letivo, todos os alunos do 4º ano vão ter de fazer exames nacionais a Português e Matemática. Tal como vai acontecer para os alunos do 6º já este ano, as provas deverão contar 25% para a nota final e 30% nos anos seguintes. Esta foi uma das medidas anunciadas esta segunda-feira pelo ministro da Educação, durante a apresentação da versão final da revisão curricular do ensino básico e secundário.

Questionado pelos jornalistas sobre o risco de a introdução de exames neste ciclo de ensino fazer disparar a taxa de chumbos, Nuno Crato explicou que irão ser “pormenorizadas ao longo deste ano um conjunto de medidas de apoio ao estudo” no 1º ciclo.

- Publicidade -

Mais tempo de português

Outra das novidades é o reforço do ensino do Português no 12º ano, que passará a ter mais 45 minutos semanais de aulas. O ministro adiantou ainda outras medidas de reforço da autonomia das escolas, como a possibilidade de decidirem qual a duração das aulas em todas as disciplinas. Atualmente, os estabelecimentos de ensino estão limitados a definir aulas de 45 ou 90 minutos.

Sobre a polémica extinção da disciplina de Formação Cívica, o Ministério da Educação e da Ciência mantem a decisão, mas dá a possibilidade às escolas de atribuírem 45 minutos semanais às questões da Educação para a Cidadania.

Isabel Leiria (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.