Mundial de Ralis regressa ao Algarve de 24 a 27 de março

ouvir notícia

O Algarve e o Baixo Alentejo acolhem de 24 a 27 de março a 44.ª edição do Rally de Portugal, que este ano terá a superespecial de abertura em Lisboa e será a terceira prova do Mundial de ralis (WRC) desta época. A prova foi apresentada na quinta-feira em Lisboa e na sexta-feira em Loulé.

A edição 2011 do Vodafone Rally de Portugal apresentará quase 105 km de troços cronometrados, um valor elevado no qual pesam de forma importante, as duas passagens pelos 31,04 km de uma classificativa com uma configuração inédita, designada por Santana da Serra.

A expectativa é que o acréscimo da proposta competitiva na última etapa e a disputa da dupla passagem por esta extensa e exigente classificativa venham a ser determinantes para o estabelecimento da classificação final, garantindo até ao final a incerteza quanto ao nome do vencedor.

- Publicidade -

Mas a importância desta fase da prova é ainda aumentada pelo facto de o último troço do rali ser considerado como “Power Stage”, um novo conceito introduzido este ano na regulamentação do campeonato do mundo de ralis. Cada rali do WRC tem uma classificativa, normalmente a última, que oferece o aliciante extra de uma bonificação em pontos para os pilotos melhor classificados no troço.

A realização da primeira prova de classificação, a super especial de abertura do rali, em Lisboa, no emblemático cenário da Praça do Império, constitui outra das grandes novidades da edição 2011 do Vodafone Rally de Portugal, naquele que marca o regresso da prova à capital do país, 37 anos depois da última visita.

Estrutura muito idêntica à da última edição
Analisando mais em detalhe o programa da prova, teremos nesta edição um período mais compacto de reconhecimentos, com uma duração de apenas dia e meio em vez dos dois dias habituais, decorrendo na terça-feira e na manhã de quarta-feira (dias 22 e 23 de março), isto porque o “shakedown” é antecipado para a tarde de quarta-feira, com início pelas 14h30.

O dia seguinte, quinta-feira, 24 de março, será reservado à super especial de Lisboa, cujo programa integra o reconhecimento da prova em veículos eléctricos, uma sessão de autógrafos com os principais pilotos e um desfile de apresentação das melhores equipas em veículos históricos descobertos, para além de uma prova reservada a veículos clássicos desportivos.

Na sexta-feira, o Vodafone Rally de Portugal vai para a estrada no seu cenário tradicional, com a realização de seis provas de classificação, correspondentes a uma dupla passagem por três troços diferentes: Santa Clara, com 22,99 km, cujo início foi ligeiramente antecipado, Ourique (20,27 km) e Felizes (21,31 km).

No sábado tem lugar a segunda etapa, com mais três troços feitos por duas vezes: Almodôvar, com uma extensão de 26,23 km e transmissão televisiva em directo na RTP na sua parte central em ambas as passagens, Vascão (25,26 km) e Loulé (22,56 km).

No domingo, o Vodafone Rally de Portugal encerra com mais dois troços percorridos por duas vezes: Silves (21,39 km) e Santana da Serra (31,04 km), esta última com transmissão directa para Portugal na RTP também nas duas passagens e com cobertura televisiva em directo para todo o mundo na derradeira passagem através da plataforma da NOS (North One Sport), o promotor do campeonato.

No total, serão mais de 385 km de troços disputados nas excelentes estradas de terra dos concelhos de Almodôvar, Loulé, Ourique e Silves.

Por outro lado, e exceptuando a super especial de Lisboa, uma prova de características muito especiais orientada sobretudo para a vertente promocional, a quilometragem média das classificativas do Vodafone Rally de Portugal atinge praticamente os 24 km, um valor excepcional, mesmo no quadro do Mundial de Ralis.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.