Nova Iorque declara estado de emergência devido a surto de poliomielite

O vírus da poliomielite foi detetado em 56 amostras de águas residuais

ouvir notícia

A governadora de Nova Iorque declarou estado de emergência na sexta-feira, dia 9 de setembro, devido a um surto de poliomielite que continua a aumentar, depois de ter sido detetado o primeiro caso nos Estados Unidos da América em quase uma década.

O vírus da poliomielite foi detetado em 56 amostras de águas residuais, segundo as autoridades, enquanto o caso confirmado foi registado em julho, no estado de Nova Iorque, num residente não vacinado do condado de Rockland.

A poliomielite detetada nas águas residuais foi registada nos condados de Orange, Rockland e Sullivan, entre maio e agosto deste ano.

- Publicidade -

A maioria das amostras foi recolhida no condado de Rockland e 50 delas estavam geneticamente ligadas ao caso confirmado do residente desse condado.

O estado de emergência foi delcarado em Nova Iorque pela governadora Kathy Hochul para conter a propagação do vírus, devido à baixa taxa de vacinação.

Apesar de não haver cura para a poliomielite, a doença pode ser prevenida através da vacinação. O vírus pode causar sintomas leves semelhantes aos da gripe, ou a problemas digestivos, pelo que pode ser detetada nos esgotos. No entanto, nos casos mais graves, a doença pode levar a paralisia e morte. Apesar de afetar maioritariamente crianças, qualquer pessoa não vacinada pode contrair a doença.

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa, transmitida principalmente pela via fecal-oral e a maioria dos casos são assintomáticos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.