Objetivos europeus foram “cumpridos”

ouvir notícia

.

Os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu dizem que os líderes do G20 pedem à UE para continuar com a “resposta abrangente” à crise.

Os presidentes da Comissão Europeia, Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Van Rompuy, defendem que foram cumpridos os objetivos europeus para a cimeira do G20, que se realiza desde ontem em São Petersburgo, na Rússia.

“A União Europeia traz da reunião deste ano do G20 uma mensagem de confiança sobre os efeitos positivos da resposta abrangente à crise, que começam a ser visíveis, embora os esforços não possam ser relaxados”, pode ler-se numa declaração conjunta dos dois líderes europeus.

- Publicidade -

Segundo Durão Barroso e Van Rompuy, os membros do G20 consideram que a União Europeia está determinada a tirar lições da crise e encorajaram a UE a continuar o seu caminho, apostando na rápida adoção e implementação da união bancária.

Na declaração conjunta é realçado ainda o facto dos líderes do G20 terem chegado a acordo sobre o combate à evasão fiscal, nomeadamente quanto à troca automática de informação fiscal. “Estamos altamente satisfeitos com esta medida, que entrará em vigor em 2015, tal como a UE defendia”, refere o comunicado.

Os líderes do G20 consideraram também que é urgente promover o crescimento e o emprego, nomeadamente entre os jovens, e tornar o sistema financeiro mais resiliente, através da implementação “consistente” das regras de basileia III.

De acordo com os dois líderes europeus, reforçou-se também a ideia de que o comércio livre é uma importante fonte de crescimento e desenvolvimento, tendo-se decidido alargar até 2016 o regime de combate ao protecionismo no comércio internacional.

Liliana Coelho (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.