Ogier ganha no Algarve e reforça liderança no mundial

ouvir notícia

Sébastien Ogier conseguiu o seu quarto triunfo no Rally de Portugal (FOTO: Adriano Pena)

O campeão do Mundo de ralis, Sébastien Ogier, ao volante do seu Volkswagen Polo WRC, venceu o Vodafone Rally de Portugal pela quarta vez na sua carreira e ainda obteve os três pontos extra da “Power Stage”, conquistando, assim, o máximo de pontos possível numa prova do Mundial, 28 no total.

No último dia de competição, Jari-Matti Latvala foi o mais rápido na primeira passagem por Loulé, naquilo que foi uma espécie de reconhecimento a alta velocidade para a “Power Stage” que encerrou o Vodafone Rally de Portugal.

Mads Ostberg venceu na segunda classificativa do dia, São Brás de Alportel, enquanto Ogier foi o melhor no derradeiro confronto, à frente do seu companheiro de equipa, Latvala, e do norueguês da Citroën. Um resultado que lhe valeu ainda o seu peso e o do navegador em azeite Oliveira da Serra.

- Publicidade -

Mikko Hirvonen acabou o Vodafone Rally de Portugal no segundo posto, naquele que foi o seu melhor resultado até ao momento em 2014. O finlandês tentou entrar na guerra dos pontos da “Power Stage” mas sem pneus macios novos para usar, sabia que estava limitado e isso comprovou-se. Apenas conseguiu o quarto melhor registo neste particular.

Mads Ostberg juntou o ponto extra ganho aos 15 do terceiro lugar final. O norueguês foi um dos poucos que conseguiu guardar pneus macios novos para o último dia do rali mas não conseguiu tirar partido desse factor para aumentar o número de pontos para o campeonato.

Latvala, por sua vez, contentou-se com apenas dois pontos. O finlandês não foi além do 14.º lugar depois de ter sofrido um acidente no segundo dia de competição e ter voltado em “Rally 2″. Desta forma, o nórdico viu Ogier afastar-se no campeonato.

Andreas Mikkelsen andou quase todo o rali com o objectivo de reconquistar a confiança ao volante do Polo WRC e, de forma constante, acabou por ficar com o quarto posto. O veterano Henning Solberg regressou ao WRC e fechou o top-5. No final, bem disposto, disse que ainda consegue “ganhar aos jovens pilotos”.

Com Solberg em quinto, Prokop perdeu o estatuto de melhor privado mas ficou à frente dos dois Hyundai de Thierry Neuville e de Neuville, que acabaram em sétimo e oitavo, respectivamente.

Sordo foi, consistentemente, o melhor da marca coreana, mas abandonou na ligação para o primeiro troço deste último dia com uma transmissão do seu i20 WRC partida.

Bernardo Sousa o melhor português

Entre os portugueses, Bernardo Sousa foi sempre o melhor e, no final, festejou pelo facto de ter concluído o Vodafone Rally de Portugal pela primeira vez e por o ter feito como melhor luso. O madeirense acabou à frente de Rui Madeira e de João Barros, segundo e terceiro, respectivamente.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.