Paraquedismo movimenta céus de Portimão

ouvir notícia

Os melhores paraquedistas da atualidade vão “pintar” os céus algarvios, durante o mês de fevereiro, com a realização de três provas. A primeira realiza-se já neste fim de semana, com centenas de “surfistas” a disputar uma competição em queda livre a mais de 300 km/h!

O aeródromo municipal de Portimão volta a receber este mês a Taça de Portugal em Paraquedismo, uma competição desportiva que engloba três modalidades (skysurf, saltos em voo e formação quatro).

Pelos céus do concelho vão voar os melhores atletas da atualidade, em provas que são disputadas a quatro mil metros de altitude e que envolvem manobras arriscadas a mais de trezentos quilómetros por hora!

- Publicidade -

O skysurf tem lugar já nos próximos dias 5 e 6, com início no sábado, a partir das 10h30, sendo a entrada livre para o público, que, para além de assistir às aterragens dos atletas, poderá ainda ver as coreografias efetuadas pelas equipas através de um ecrã gigante montado especialmente para esse efeito, no aeródromo municipal de Portimão.

No skysurf, as equipas são constituídas por dois elementos: o skysurfer, que salta do avião com uma prancha presa aos pés e efetua as várias manobras que compõem as coreografias – algumas das quais a mais de 300 quilómetros por hora – e o cameraflyer, que salta com uma câmara montada num capacete específico para filmar toda a coreografia, executada em plena queda livre a partir dos 4.200 metros de altitude.

A prova é pontuada pela coreografia que os atletas efetuam em cada salto, através das imagens captadas pelo cameraflyer. Os juízes seguem quatro critérios: execução, dificuldade, expressão artística e desempenho do cameraflyer.

“Surfistas dos céus”

Depois da realização este fim de semana da prova de skysurf, a Taça de Portugal em Paraquedismo continua mais tarde no aeródromo municipal de Portimão com outras modalidades, nomeadamente os saltos em formação de quatro (VF4), dias 12 e 13, e os saltos em voo (freefly), a 19 e 20 de fevereiro.

A organização, que conta com o apoio da autarquia portimonense, espera a comparência de um número elevado de pessoas para assistirem a este espetáculo proporcionado pelos “surfistas dos céus”.

Nuno Couto / Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.