Portimão inaugura novo abrigo temporário para pessoas em situação de sem-abrigo

O funcionamento diário do abrigo fica a cargo do MAPS

ouvir notícia

A partir desta terça-feira, 20 de dezembro, está disponível, em pleno centro da cidade de Portimão, um abrigo temporário destinado a pessoas em situação de sem-abrigo, o qual passa a constituir “uma importante resposta social nesta época natalícia”, prolongando-se o seu funcionamento por todo o inverno, indicou a autarquia.

Com capacidade para acolher até quatro mulheres e oito homens, o abrigo é mais uma resposta que resulta do trabalho do NPISA – Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo de Portimão. Este espaço funcionará diariamente entre as 20h00 e as 09h00, disponibilizando até 31 de março as valências de acolhimento, refeição ligeira, dormida, balneário, apoio e encaminhamento psicossocial.

Durante a visita efetuada às instalações, a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, realçou “a importante resposta social do NIPSA que congrega diversas entidades locais e públicas”, adiantando ainda ser intenção da autarquia “criar as condições necessárias para que o abrigo seja permanente e esteja de portas abertas ao longo de todo o ano”.

- Publicidade -

Para a materialização do novo abrigo, foi celebrado um protocolo de cedência de instalações com a Santa Casa da Misericórdia de Portimão, assumindo a autarquia a concretização das obras necessárias para o funcionamento do espaço.

No que toca à gestão do equipamento, foi estabelecido um acordo de cooperação  entre o município e as entidades que integram o NPISA de Portimão, entre as quais a Junta de Freguesia de Portimão, Junta de Freguesia de Alvor, Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Hospital de Portimão (CHUA), Associação para o Planeamento da Família (APF), Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Portimão, GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes, Santa Casa da Misericórdia de Alvor, Santa Casa da Misericórdia da Mexilhoeira Grande e Santa Casa da Misericórdia de Portimão.

O funcionamento diário do abrigo fica a cargo do MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da Sida, que receberá uma comparticipação do município, no valor de 11.863,00 euros, para assegurar despesas relacionadas com recursos humanos (dois ajudantes noturnos) e despesas fixas (limpeza diária e refeições ligeiras), cabendo às restantes instituições responder com os recursos de que dispõem, sempre que solicitadas.

Toda a informação relativa aos recursos disponíveis para ajudar pessoas em situação de sem-abrigo na cidade de Portimão passará a estar disponível online no site oficial da autarquia e ainda em suporte impresso, para que possa ser útil não só aos beneficiários, como também à população.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.