Presidente sírio encarrega ministro demissionário de formar governo

ouvir notícia

Numa altura em que o regime enfrenta uma vaga de forte contestação, o Presidente da Síria, Bachar al-Assad, encarregou hoje o ministro da Agricultura demissionário, Adel Safar, de formar um novo governo.

O Presidente da Síria, Bachar al-Assad, encarregou hoje o ministro da Agricultura demissionário, Adel Safar, de formar um novo governo, anunciou a agência oficial Sana, numa altura em que o regime enfrenta uma vaga de forte contestação.

“O Presidente Bachar al-Assad promulgou um decreto instruindo Adel Safar para formar governo”, indica a Sana.

- Publicidade -

Membro do partido Baas, Safar, de 58 anos, estudou agricultura na Universidade de Damasco, antes de realizar um doutoramento em França.

Ocupou entre 1997 e 2000 o cargo de reitor da Faculdade de Agricultura de Damasco, tendo-se tornado ministro da pasta em 2003.

O Governo de Mohammad Naji Otri, formado em 2003, não sobreviveu à contestação no país e demitiu-se a 29 de março, duas semanas após as primeiras manifestações contra o regime.

Maior vaga de detenções aos opositores

As autoridades sírias realizaram sábado a maior vaga de detenções de opositores ao regime, referiram em comunicado oito organizações de defesa dos direitos humanos.

Os EUA e a ONU denunciaram o recurso à força durante as manifestação de sexta-feira na Síria, convocadas pela oposição, e após o Presidente Bachar al-Assad não ter feito referência no seu aguardado discurso, dois dias antes, à necessidade de amplas reformas democráticas num país confrontado com uma contestação sem precedentes.

A demissão do Executivo ocorre a 29 de março, 11 dias após o início de protestos sem precedentes neste país árabe a exigir reformas democráticas, que têm sido duramente reprimidas pelas autoridades.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.