PSD aumenta vantagem sobre o PS

ouvir notícia

Sociais-democratas entram na segunda semana de campanha com a maior vantagem sobre os socialistas desde o início oficial da campanha eleitoral.

Os sociais-democratas sobem um ponto percentual e chegam aos 34,7%, conseguindo 2,6 pontos de vantagem sobre o PS. Os restantes partidos descem todos: 0,3 o PS e o CDS, 0,1 a CDU e o Bloco de Esquerda.

Sociais-democratas e populares têm somados 47,6% das intenções de voto, dentro da margem para obterem a maioria absoluta de deputados no Parlamento.

- Publicidade -

Há ainda duas notas impportantes a reter nesta sondagem: pela primeira vez o PSD tem uma vantagem sobre o PS superior à margem de erro técnica – que é de 2,1 por cento, contra os 2,6 de vantagem dos sociais-democratas sobre os socialistas; e a segunda para dizer que o número de indecisos baixou para 22,2 (os que não sabem ou não respondem quando inquiridos).

Ficha técnica

Estudo de Opinião efectuado pela Eurosondagem, S.A. no dia 29/05/2011 para o Expresso, SIC e Rádio Renascença, com o objectivo de conhecer a intenção de voto.

O Universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando em lares com telefone da rede fixa.

A amostra foi estratificada por Região (Norte -19,0%; A.M. do Porto – 13,7%; Centro – 32,9%; A.M. de Lisboa – 25,7%; Sul – 8,7%), e aleatória no que concerne ao Sexo e Faixa Etária, de onde resultou Feminino (53,5%), Masculino (46,5%) e 18/30 anos (18,2%), 31/59 anos (51,1%) e 60 anos ou mais (30,7%), num total de 505 entrevistas telefónicas validadas, dado que 228 (31,1%) das 733 tentativas efectuadas não aceitaram colaborar ou responderam não ir votar.

O resultado projectado da intenção de voto, é calculado mediante um exercício meramente matemático, presumindo que os 21,8% respondentes “Ns/Nr” se abstêm e resulta da seguinte média: Dia 25/05 – 10%, dia 26/05 – 20%, dia 27/05 – 30%, dia 29/05 – 40%.

O erro máximo da Amostra é de 4,36 %, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Um exemplar deste Estudo de Opinião está depositado na ERC.

Nota da Eurosondagem sobre a margem de erro do Tracking Poll

Na Ficha Técnica a margem de erro situa-se numa média de 4,3%, pois resulta do exercício matemático entre a Amostra obtida (quinhentas e pouco) e o Universo estudado (nove milhões de eleitores em Portugal Continental).

No entanto, desde que o “Tracking Poll” atingiu a velocidade de cruzeiro (ao fim do 4º estudo), a média ponderada de cada dia é estabelecida sobre duas mil e pouco entrevistas validadas.

Assim, de um ponto de vista de análise política e não matemática, a margem de erro passou desde sexta-feira e assim permanecerá até ao fim para cerca de 2,1%.
JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.