PSD de São Brás de Alportel exige controlo nas perdas de água

O partido espera que o recente investimento de 45 mil euros na aquisição e colocação de caudalímetros “represente um ponto de viragem nas políticas de eficiência do sistema de abastecimento de água”

ouvir notícia

O PSD de São Brás de Alportel exigiu esta semana o controlo nas perdas de água no concelho, depois daquele município ficar em terceiro lugar com o maior volume de perdas do país, anunciou o partido.

Segundo os últimos dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, disponibilizados no comunicado, o concelho de São Brás de Alportel perde um volume de água por dias de 412 litros/ramal, sendo o município da região com maiores perdas de água reais com uma taxa de 45,3% (711.354 m 3 /ano).

Já no Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água entre 2012 e 2020, que definiu objetivos a nível nacional, São Brás de Alportel é o concelho algarvio com piores resultados, a 25,3% da meta pretendida.

- Publicidade -

Para o atual presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, “estes resultados são obtidos em virtude de não serem contabilizados os autoconsumos, nomeadamente a água utilizada para rega de jardins e espaços verdes, assim como a água doada pelo município a coletividades e aos bombeiros”.

O presidente da Comissão Política do PSD de São Brás de Alportel e engenheiro do ambiente, Rui Silva, diz ter-se sentido perplexo com tais afirmações, depreendendo que “os são-Brasenses podem ficar descansados relativamente a esta matéria, uma vez que as perdas de água não contempladas no referido autoconsumo não serão preocupantes!? Afinal está tudo controlado e não existe problema nenhum? Estes são os típicos malabarismos com os números que o Partido Socialista gosta de utilizar”.

Rui Silva refere ainda que “esta atitude revela uma total irresponsabilidade face ao problema. Mostra claramente que esta temática não foi uma prioridade ao longo dos últimos 20 anos por parte do executivo socialista”, tendo concluído que “é preciso sermos sérios e admitirmos que o executivo socialista não esteve bem nesta matéria”.

Ao longo dos anos, o PSD de São Brás de Alportel diz ter alertado para esta situação em inúmeras reuniões de Câmara, reuniões de Assembleia Municipal e comunicados de Imprensa.

O partido espera que o recente investimento de 45 mil euros na aquisição e colocação de caudalímetros “represente um ponto de viragem nas políticas de eficiência do sistema de abastecimento de água”.

No entanto, o PSD considera que “está longe de ser suficiente. É necessário um maior investimento nas perdas e fiabilidade da rede de abastecimento, com a implementação de um controlo ativo de perdas, focado essencialmente no controlo de caudais e da pressão na rede e nas equipas de campo especializadas na sondagem das infraestruturas. Paralelamente, é necessário um forte investimento na remodelação de toda a rede de distribuição, com a substituição de condutas, eliminando infraestruturas antigas e desajustadas, bem como materiais obsoletos”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.