Quase uma centena de confrarias europeias reúnem-se no Algarve

ouvir notícia

O 9.º Congresso do Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas vai ter lugar em Albufeira, de 4 a 6 de novembro. O evento vai contar com cerca de 800 participantes, em representação de 94 confrarias de nove países. Para o grão-mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, esta é uma oportunidade de ouro para promover o património gastronómico da região.

 

“Em 2011, teremos o maior congresso de sempre.” Esta é a convicção de José Manuel Alves, grão-mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve e vice-presidente do Conselho Europeu de Confrarias.

- Publicidade -

O Congresso do Conselho Europeu de Confrarias está marcado para os dias 4, 5 e 6 de novembro, em Albufeira. O mote deste ano será “A Rota das Especiarias” e a sua importância na gastronomia tradicional europeia e vinhos da Europa.

Segundo as estimativas, o congresso europeu deverá concentrar no Algarve cerca de 800 participantes de 94 confrarias.

A primeira edição deste congresso aconteceu em 2003, em Bruxelas, e desde então o encontro passou a funcionar como um fórum de discussão das confrarias enogastronómicas da Europa.

Para a Confraria dos Gastrónomos do Algarve, entidade formada em 2003, “esta é mais uma oportunidade única para promover e valorizar a gastronomia algarvia”.

“Estamos empenhados em fazer deste congresso europeu uma grande oportunidade para afirmar os produtos e o património gastronómico do Algarve”, sublinhou José Manuel Alves, frisando que “esta iniciativa vai ser muito boa para a região, especialmente porque se trata de um evento que ocorre na época baixa”.

Gastronomia faz turistas regressarem à região

O presidente do Turismo do Algarve reconhece que “a gastronomia está a afirmar-se cada vez mais como um excelente produto turístico”.

“Nesta, como noutras áreas, é a qualidade que nos distingue e diferencia de outros destinos”, acentuou Nuno Aires.

O presidente da câmara de Albufeira, Desidério Silva, disse por sua vez que “a gastronomia regional é um dos nossos pontos mais fortes como destino turístico”.

“É a cozinha algarvia que faz muitos turistas regressarem”, frisou o autarca, acrescentando que este congresso de confrarias será “mais um evento que promove essa riqueza e que também irá contribuir para amenizar os efeitos da sazonalidade que se faz sentir no inverno”.

Nuno Couto/Jornal do Algarve
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.