Regantes do sotavento querem rega de golfes a partir da ETAR de Tavira

“Não faz sentido enviar para o mar a água tratada da ETAR quando pode ser aproveitada na rega destes campos de golfe"

ouvir notícia

A Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento do Algarve sugeriu esta semana que três campos de golfe do leste da região podem ser regados a partir da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Tavira.

Em comunicado, a associação refere que a ETAR de Tavira está localizada na margem esquerda da ribeiro do Almargem, a centenas de metros do campo de golfe de Benamor e a cerca de três quilómetros da Quinta da Ria e da Quinta de Cima.

“Estes são de entre os campos de golfe do Algarve dos que estão mais próximos de uma grande Estação de Tratamento de Águas Residuais e com travessias para tubagens fáceis de instalar em viadutos da EN125 e do caminho de ferro”, explica.

- Publicidade -

A associação acrescenta ainda que “não faz sentido enviar para o mar a água tratada da ETAR quando pode ser aproveitada na rega destes campos de golfe. Com este simples investimento poupam-se centenas de milhares de m3 que muita falta nos fazem para produzir frutas e legumes e até para beber”.

Esta solução, que seria aplicada com verbas do Plano de Resiliência Português, foi proposta à empresa Águas do Algarve e à Agência Portuguesa do Ambiente, com o apoio da Câmara Municipal de Tavira “no ativo envolvimento nos aspetos técnicos e operacionais para que esta melhoria se concretize nos melhores prazos”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.