A Assembleia Geral da Região de Turismo do Algarve (RTA) reuniu-se, em Faro, na passada segunda-feira, dia 22, tendo aprovado por unanimidade os Relatórios de Atividades e de Gestão referentes ao ano de 2023. A entidade registou um resultado líquido positivo de 991 mil euros, evidenciando a solidez financeira e o cumprimento dos objetivos estabelecidos.
O Relatório de Gestão oferece uma análise detalhada da execução financeira e orçamental de 2023, salientando a certificação legal das contas, a situação patrimonial positiva e o controlo dos custos com pessoal.
“Este resultado positivo é fruto do trabalho árduo e da dedicação de toda a equipa da RTA, demonstrando ainda uma gestão financeira rigorosa e eficiente dos recursos, não obstante os constrangimentos orçamentais que são impostos às entidades regionais de turismo”, declara o presidente da RTA, André Gomes
A diversificação da oferta, a promoção da sustentabilidade e a valorização do património cultural e natural do Algarve são algumas das ações destinadas a consolidar o crescimento do turismo da região e que constam no Relatório de Atividades, também aprovado pela Assembleia.
“Há a destacar a dinamização de 40 ações promocionais do destino, 11 sessões de discussão, a participação em quatro dezenas de projetos, a atribuição de 180 apoios a eventos, mais de 330 apoios a empresários, 1700 publicações nos canais online promocionais e informativos e o atendimento a 380 mil visitantes na rede de postos de turismo ao longo de 2023”, frisa o comunicado.
“Os resultados obtidos demonstram um crescimento regional sustentável nos principais indicadores, com os resultados a superarem os valores finais de 2022, e vincando a desejada retoma, em linha com o resto do território”, pode ler-se no documento.
Os Relatórios de Atividades e de Gestão da RTA podem ser consultados aqui.