S. Brás de Alportel já poupou milhares de euros em energia

ouvir notícia

Sistema de biomassa instalado nas piscinas municipais de S. Brás de Alportel

Autarquia já começou a gastar menos com a iluminação pública e com as piscinas municipais. Sistemas implementados nos últimos dois anos estão a permitir poupanças de milhares de euros.

O Município de São Brás de Alportel está empenhado em gastar cada vez menos em energia e em apostar na qualidade ambiental, mediante a implementação de novos mecanismos de poupança energética.

Uma das últimas medidas implementadas foi a instalação de mais de duas dezenas de relógios astronómicos por todo o município. Recorde-se que este é um sistema que permite um controlo mais rigoroso da iluminação pública.

- Publicidade -

Durante o habitual período de encerramento das piscinas municipais cobertas foi instalada uma bateria de condensadores e um sistema de aquecimento a biomassa, mais dois contributos para melhorar a sustentabilidade daquele equipamento desportivo utilizado diariamente por centenas de são-brasenses.

A bateria de condensadoes, instalada em 2011, permitiu a redução do consumo energético mediante a compensação da energia reativa (energia elétrica que não produz trabalho), que os equipamentos necessitam para funcionar, reduzindo-se assim a energia a fornecer pela rede elétrica.

De acordo com a edilidade são-brasense, a poupança proporcionada por este equipamento é de 500 euros por mês e o equipamento foi amortizado em cerca de seis meses.

“Tendo em conta que o tempo de vida útil deste equipamento é cerca de 20 anos, a poupança total estimada com a instalação deste equipamento será de 110 mil euros”, frisam os responsáveis autárquicos.

O sistema de aquecimento a biomassa foi implementado no ano seguinte, nas mesmas instalações desportivas, com vista a substituir as caldeiras a gasóleo, um equipamento que continua no local para uma eventual situação de recurso.

Este foi um projeto pioneiro no Algarve, aplicado apenas nas piscinas municipais cobertas de São Brás de Alportel, com “resultados de poupança energética bastante significativos”, garante a autarquia.

A biomassa escolhida para o efeito foi o “pellet”, cuja poupança anual em termos de consumo ronda os 60 mil euros relativamente ao gasóleo. “Além dos benefícios ambientais, este investimento teve em consideração a dinamização da economia nacional com a aquisição da caldeira e de todo o sistema, inclusive os ‘pellets’, de fabrico e produção portuguesa”, explica.

O sistema de aquecimento a biomassa aliado à utilização dos painéis solares garante as necessidades de aquecimento das piscinas através de energias renováveis, amigas do ambiente.

O atual executivo, liderado pelo socialista Vítor Guerreiro, já garantiu que está atualmente a analisar diversas medidas a integrar no Orçamento Municipal para 2014, na expetativa de dar continuidade a esta estratégia progressiva de poupança energética e redução das despesas.

Perante o atual período de crise que penaliza o país em geral e limita a atuação dos municípios, que se deparam com desafios cada vez mais exigentes para conseguir responder às necessidades da população e garantir a qualidade de vida dos munícipes, o município de São Brás de Alportel “continua a investir na qualidade ambiental, desta feita associada a uma rigorosa gestão financeira mediante a implementação de novos mecanismos de poupança energética”, garante o executivo são-brasense.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.