Secretário de Estado da Juventude e Desporto visita Lagos para conhecer projetos

ouvir notícia

O município de Lagos recebeu na segunda-feira, dia 17, a visita de João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que se fez acompanhar por Custódio Moreno, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e Marco Santos, presidente da Direção da Federação Nacional das Associações Juvenis.

Em périplo por terras algarvias, o titular governamental foi acolhido na Câmara Municipal de Lagos, onde ficou a conhecer os projetos municipais dinamizados nas áreas da Juventude e do Desporto.

Hugo Pereira, presidente da autarquia, sublinhou o “forte apoio prestado ao associativismo local”, através de um programa municipal que garante “a sustentabilidade financeira dos clubes e cria as condições para que estes agentes se possam focar no essencial, que é ter mais praticantes e alcançar melhores resultados”, pode ler-se em comunicado. Outro dos grandes propósitos desta política é, nas palavras do edil, “garantir que todos sem exceção, independentemente da situação económica ou condição física, possam praticar desporto”.

- Publicidade -

João Paulo Correia deixou mensagens relacionadas com o âmbito das suas pastas, a começar pelas medidas apresentadas no Fórum da Juventude das Nações Unidas que têm como objetivo, mais do que simplesmente fazer ouvir a voz da juventude, “sentar os jovens à mesa das negociações políticas que direta ou indiretamente lhe são dirigidas”. No campo desportivo, destacou a importância do princípio do “Desporto para Todos”, no sentido etário e da condição física, mas também “como instrumento de promoção da integração dos cidadãos estrangeiros, e a necessidade de se promover uma maior igualdade, garantindo não só que mais mulheres praticam desporto, mas também incentivando a que existam mais lideranças femininas neste universo”.

A proteção de crianças e jovens no desporto é outra das áreas em que o secretário de Estado se mostrou empenhado, revelando estar a preparar “um pacote de medidas que prevê a criação, nos municípios, da figura do ‘agente local’ de proteção de crianças e jovens no desporto”.

A finalizar a sua intervenção, João Paulo Correia deixou ainda uma nota sobre a importância da Rede Nacional de Escolas UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas), que conta atualmente com 23 unidades, entre as quais a Unidade do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, cuja instalação e apetrechamento foi apoiada pelo município.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.