Sismo causa pelo menos oito mortos na cidade espanhola de Lorca

ouvir notícia

Um sismo de magnitude 5,2 na escala de Richter provocou, pelo menos, oitos vítimas mortais na cidade espanhola de Lorca, situada na região de Murcia, a cerca de 500 quilómetros da fronteira portuguesa. As autoridades do país vizinho falam ainda de várias dezenas de feridos e 20 a 30 mil pessoas desalojadas.

O sismo ocorreu às 19h00 (hora local, menos uma em Portugal) desta quarta-feira e foi antecedido de outro de magnitude 4,4, que ocorreu cerca das 17h05.

Entretanto, já foram registadas pelo menos 20 réplicas, facto que levou as autoridades a recomendarem aos habitantes para não regressem ainda às suas casas.

- Publicidade -

Os sismos, com epicentro a cerca de quatro quilómetros a leste de Múrcia, abalaram vários edifícios, especialmente na zona central de Lorca, uma localidade com cerca de 100 mil habitantes.

Caiu parte de pelo menos dois prédios da zona antiga da cidade, com danos noutros edifícios, incluindo a Torre da Igreja de Santiago. Várias casas, incluindo um lar de idosos, tiveram que ser evacuadas.

Milhares de pessoas continuam nas ruas das cidades, intransitáveis, procurando saber informação sobre a situação na zona.

Equipas concentradas na zona antiga de Lorca
As equipas de emergência no terreno estão concentradas na zona antiga da localidade de 100 mil habitantes, a cerca de 70 quilómetros de Múrcia, onde se concentram os maiores danos.

As atenções centram-se especialmente na rua Infante Juan Manuel de Lorca, onde caiu um edifício de três andares, causando a morte de pelo menos uma mulher.

Três das vítimas mortais perderam a vida quando foram atingidas, na rua, por pedaços de edifícios próximos que caíram. Um dos mortos é um adolescente que tinha saído do café dos pais para passear o cão.

Danos noutras localidades
As informações avançadas pelo Governo espanhol referem haver notícias de danos nas localidades de Totana, Albacete e Velez-Rubio (Almeria).

Tanto o Governo nacional como os Governos Regionais de Múrcia, Madrid e Valência solidarizaram-se hoje com as autoridades locais em Lorca, disponibilizando todo o apoio necessário.

Os partidos anunciaram já a suspensão de todos os atos de campanha (para as eleições regionais e municipais de 22 de maio).

Os abalos foram sentidos em Madrid, onde as autoridades receberam pelo menos 25 chamadas de cidadãos alarmados.

Ativado Plano de Emergências
Já está na zona a Unidade Militar de Emergências, que apoia tanto nas operações de resgate como em outras operações de assistência à população.

Todos os agentes policiais e equipas dos serviços de emergência estão mobilizadas para as operações que se concentram neste momento na zona antiga de Lorca, a mais afetada pelo sismo.

As autoridades locais ativaram o Plano de Emergências municipal, tendo o governo regional de Múrcia declarado o nível 1 do Plano de Emergências em caso de sismos.

Não há portugueses entre as vítimas
Entre as vítimas dos dois sismos registados hoje no sudeste de Espanha não há até ao momento notícia de que cidadãos portugueses tenham sido atingidos, disse à Lusa fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades.

Abalo registado em Portugal
Um sismo de magnitude 5.2 foi registado às 17h47 de hoje nas estações da Rede Sísmica do Continente português. Em comunicado, o Instituto de Meteorologia (IM) adianta que não foi recebida nenhuma informação confirmando que o sismo de magnitude 5.2 da escala de Richter tenha sido sentido em território português.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.