Sistema de videovigilância em Portimão já está a funcionar

Portimão é um dos primeiros concelhos algarvios a implementar um sistema de videovigilância com estas características e dimensão

ouvir notícia

O sistema de videovigilância no concelho de Portimão já entrou em funcionamento nas zonas que se encontram definidas e autorizadas na primeira fase do projeto, anunciou a autarquia. As 36 câmaras já estão a vigiar e gravar em diversos pontos, mais concretamente nas entradas do concelho e em algumas artérias da Praia da Rocha.

A instalação da rede e de toda a infraestrutura associada foi finalizada em outubro. Agora, as autoridades têm, desde a semana passada, acesso às imagens em tempo real, numa iniciativa camarária que pretende dissuadir a criminalidade, sobretudo, na Avenida Tomás Cabreira, conhecida ‘Rua dos Bares’ da Praia da Rocha.

As câmaras estão posicionadas nas entradas da cidade, como é exemplo a ‘ponte velha’, a zona da rotunda do hospital, o cruzamento de Chão das Donas, a Penina e a entrada através de Alvor. Terão ainda incidência na Praia da Rocha, sobretudo, na zona dos bares, no caminho pedonal junto à falésia, desde a rotunda do Vau, ligando depois à Avenida Tomás Cabreira, quer na frente dos estabelecimentos de animação noturna, quer nas traseiras, junto à arriba.

- Publicidade -

Portimão é um dos primeiros concelhos algarvios a implementar um sistema de videovigilância com estas características e dimensão, numa medida “que não pretende substituir as autoridades policiais, mas prevenir a criminalidade e auxiliá-las, agilizando a resposta e a intervenção em caso de necessidade”, refere a autarquia em comunicado.

Refira-se que as autoridades, neste caso, a Polícia de Segurança Pública, a nível local, a par do comando distrital, é a única entidade que tem acesso às imagens.

O sistema dispõe de máscaras configuradas nas próprias câmaras, para impedir a captação de imagens em locais sensíveis, como habitações particulares.

Os custos integrais, assumidos pelo município, ascenderam aos 563 799,49 euros, estando incluída nesta verba a instalação e manutenção do sistema de videovigilância, bem como a formação dos agentes de autoridade que irão operar com as câmaras.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.