Soares: “Não é o momento de deixar cair José Sócrates”

ouvir notícia

O fundador do PS juntou-se a Sócrates no Porto e, juntos, regressaram ao Palácio de Cristal num comício que foi, até agora, o maior desta campanha eleitoral.

“Não acho que haja bom senso se o povo português não perceber que este não é o momento de deixar cair José Sócrates, é o momento de o pôr no lugar onde está”, disse o histórico socialista, esta tarde, perante um Pavilhão Rosa Mota praticamente cheio. Estariam perto de 6000 pessoas, nas contas iniciais de Renato Sampaio, o líder da federação distrital do Porto, talvez mais. As suficientes, fosse como fosse, para que Sócrates qualificasse o evento como “um comício histórico”.

Mário Soares fez um discurso breve, centrado sobretudo na crise que a Europa atravessa. Confessou-se desiludido, “como europeísta”, com a chanceler alemã, Angela Merkel, a quem lamentou a atitude “muito tíbia e hesitante em relação à Grécia e à Irlanda”. Acusando os mercados financeiros de serem “insaciáveis”, propôs mesmo: “as empresas de rating deviam ser ilegalizadas”.

- Publicidade -

A terminar, resumiu Sócrates como “um líder que ganhou uma experiência internacional excepcional”. Para então apelar indiretamente ao voto no PS: “Não creio que haja bom senso se o povo português não perceber que este não é o momento de deixar cair José Sócrates, é o momento de o pôr no lugar onde está”.

“O PS cometeu erros”, disse Amado

Antes de Soares falara Luís Amado, o ainda ministro dos Negócios Estrangeiros que estivera anunciado para sábado, em Braga, mas que a chuva torrencial impediu de falar. Amado, que começou por um rasgadíssimo elogio ao secretário-geral do PS (um “talento de liderança” que conseguiu o “milagre” de “unir, motivar e mobilizar os socialistas” para um dos “combates mais difíceis da sua história”), introduziu uma nuance inédita na narrativa socialista.

“O PS cometeu erros”, reconheceu Amado – que não é candidato a deputado nestas eleições. “Mas o que está em causa nestas eleições são os erros da oposição”, acrescentou logo de seguida, acusando os restantes partidos portugueses, da esquerda à direita, de “não saberem lidar com a crise, de não reagirem como oposição responsável”. “Imputar ao PS as responsabilidades desta crise é uma impostura política, um ato de demagogia que os portugueses não compram e por isso esta campanha está a ser renhida”, justificou.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

2 COMENTÁRIOS

  1. Estou de acordo c/Luis Amado. Mas vou mais longe e pergunto aos jornalistas e comentadores deste país que me respondam a esta simples pergunta:
    – Quando começou a crise ?
    – Foi agora (2 anos)   ou foi quando o actual Presidente da Republica quando 1º Ministro em 1991 cedeu aos Sindicatos dos Profassores e fez aumentos e escalões que se traduziram na duplicação ou mais da despesa do Estado?

  2.  QUAL É O MOMENTO SR: DOUTOR…QUANDO JÁ  NÃO HOUVER TEMPO PARA MOMENTOS??  —— Então Quem É Que o Sr. Dr. Soares Quer Que Caia???— O Desgraçado do Trabalhador? AQUELE Que já não tem dinheiro para pão? AQUELE que ainda É  E  FAZ DE TUDO PARA SER UM PORTUGUÊS SÉRIO (aqui e em qualquer parte deste mundo)  e paga os desgraçados dos impostos ( que já não sei se paga se lhos roubam), que sustentam as gravatas de seda italiana que se passeiam na Europa? É com tolices que os Senhores criam Emprego? É fechando, com exigências tolas e despropositadas as Pequenas e Médias Empresas, QUE DÃO SUSTENTO ÁS FAMÍLIAS, que  PAGAM IMPOSTOS que continuam a pagar as tais gravatas?   E os SENHORES GOVERNANTES já foram alguma vez ás compras?   OS EUROS QUE FICAM NO IVA  davam para mais 10  OU 12 REFEIÇÕES  ou, quem sabe?, Se calhar para aqueles TÉNIS QUE O MAIS NOVO TANTO PRECISA. Por acaso já ocorreu a  ALGUM DOS INTELECTUAIS DESTE PAÍS  que se não houver trabalho  NÃO HAVERÁ  IMPOSTOS? .. – Logo não haverá  Gravatas nem Troycas…. nem Coisissíma Nenhuma…!   CRIEM EMPREGO,.. E O PORTUGUESINHO PAGA TUDO O QUE OS SENHORES QUIZEREM ATÉ À EXAUSTÃO…! SEMPRE FOI ASSIM E SEMPRE ASSIM SERÁ ..!  SE  NÃO SÂO CAPAZES.. , ADMITAM,,,  mas deixem em paz quem ainda trabalha. Já agora permita que lhe pergunte: o que pretende fazer com os JOVENS LICENCIADOS  nos quais, os pais investiram o que tinham e não tinham para os Formar.. HOJE  não têm nem emprego nem O dinheiro dos pais ? E OS PAIS JÁ NÃO TÊM NEM UMA COISA NEM OUTRA!!!     Já agora a quem foi  , (com nº relelevante se faz favor)   que as  — NOVAS OPORTUNIDADES –  deram ou produziram efeitos empregadores?….E  JÁ  AGORA – Quantos papos-secos é que eu tive que deixar de comer por causa disso? Quantos Rolos de Papel Higiénico não pude comprar?  Quantas vezes lavei os dentes só com água? Quantas vezes não usei sabonete?  O Sr. Dtr. Soares não faz ideia,.. claro que não..!!!!!!  Quantas vezes é que a sua Esposa põe a comida na mesa e como é curta ,.. tem receio que não chegue .. e  então diz que não tem fome… e nem se senta á mesa..?? ?——- É claro que não sabe, nunca acontece. !!!!!!!!!!!!!             Mas é prato do dia na vida da maior parte das     MULHERES  PORTUGUESAS…  SABIA???:::??? Para acabar com este desabafo que sei muita mulher gostaria de ter neste momento  e que revira na cama sem dormir, por não saber o que fazer à vida, nem onde ir procurar comida para pôr na mesa daqui a pouco, não ter dinheiro para dar aos filhos para comer na escola, de  que é fim de mês e precisa mandar dinheiro para o passe escolar de transporte  e não o tem, e o Sr. Dtr.Mário Soares não tem mais nada para dizer?? NÂO PODEMOS DEIXAR CAIR.. Sócrates? Faça-me o favor, quando foi o 25 de Abril eu tinha 15  anos e   o Sr.Dr.já  era uma referência fortíssima
    para os jovens da minha idade, o que é que lhe aconteceu? foi a si…?   ou a mim? hoje eu tenho 52 anos e ainda não percebi o que aconteceu a mim e á minha família. Apesar de toda a minha mágoa ainda gosto muito de si mas mande o Sócrates  para outro lado porque ele nem sequer é parecido com o SÓCRATES que  a velha bíblia dos liceus me obrigou a «impinar». e suponho que ao Sr. Dr. também …  e muito antes de mim.    Ou será que estou errada???

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.