Tavira: Passeios temáticos para explicar a importância das abelhas

ouvir notícia

.

O mel e as abelhas vão estar em destaque, neste mês de junho, no âmbito do “Ciclo de Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica”, que se realiza em Tavira. No próximo sábado, pelas 09h30, realiza-se, na freguesia de Tavira (zona do barrocal e cidade), um passeio sob a orientação do apicultor Manuel Francisco, com o apoio da MelGarbe – Associação de Apicultores do Sotavento Algarvio.

O mel foi, desde sempre, um produto muito apreciado. A sua importância é referenciada, inclusive, no Antigo Testamento. A extração e o consumo deste produto remontam à Pré-História. Posteriormente, com a domesticação das abelhas para a produção de mel e cera, deu-se o início da atividade apícola, verificando-se, atualmente, a existência de registos e achados arqueológicos sobre a prática.

No decorrer do passeio é possível visitar uma malha de abelhas (conjunto de colmeias para criação de abelhas para produção de mel e polinização de culturas agrícolas), aprender como se organizam em comunidade, como funcionam as paisagens apícolas e observar uma melaria, local de extração e processamento de mel.

- Publicidade -

A inscrição é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral.

A organização aconselha o uso de roupa clara, calçado confortável e chapéu, sendo desaconselhável o uso de perfume.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição (disponível em www.cm-tavira.pt) e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através de email ([email protected]) ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.