Tome nota: Dia 18 de abril há visita gratuita às Ruínas Romanas de Milreu

Uma oportunidade de ficar a conhecer o complexo romano localizado em Estoi

ouvir notícia

No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala no dia 18 de abril, as Ruínas Romanas de Milreu (Estoi, Faro) monumento afeto ao Património Cultural, I.P., promove nesse dia, às 19h30, uma visita guiada intitulada “Ruínas de Milreu ao occasus solis”, foi anunciado.

A villa de Milreu foi o lar de uma importante personalidade romana ligada certamente à gestão da antiga cidade de Ossónoba (Faro). Este complexo, hoje monumento nacional, centralizou uma importante atividade agrícola, mas os seus proprietários também deveriam estar ligados à atividade pesqueira.

O núcleo de edifícios desta “villa” encontra-se a oito quilómetros de Faro e foi ocupado desde o século I até ao século XI. Uma das unidades mais importantes foi construída no século IV, tratando-se de uma estrutura religiosa que serviu, mais tarde, como local de culto a cristãos e islâmicos.

- Publicidade -

Durante as escavações foram encontrados diversos achados arqueológicos, mosaicos com temáticas marinhas, estuque pintado, esculturas e mármores.

A descoberta inicial ficou a dever-se a Estácio da Veiga que pós a descoberto as ruínas no final do século XIX. Desde 1910 que é considerado monumento nacional.

A participação é gratuita (máximo 30 participantes), mediante inscrição para [email protected].

“Catástrofes e conflitos à luz da carta de Veneza” é o tema escolhido para as celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios deste ano, propondo “um olhar sobre o passado, como forma de reflexão sobre o património partilhado e os desafios que se colocam hoje e para o futuro”, pode ler-se em comunicado.

Em 1982, o ICOMOS estabeleceu o dia 18 de abril como o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), seguido da adoção pela UNESCO, durante a sua 22.ª Conferência Geral. Todos os anos, o ICOMOS propõe um tema para atividades a serem organizadas pelos seus membros, parceiros e por todos aqueles que queiram participar nesta comemoração. 

Para saber tudo que acontece neste dia consulte DIMS 2024 (patrimoniocultural.gov.pt).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.