Tsunami japonês criou um iceberg do tamanho de Manhattan

ouvir notícia

O tsunami Tohoku que a 11 de março de 2011 causou destruição maciça no Japão provocou igualmente estragos na Antártida. O impacto no continente gelado foi de tal ordem que levou à formação de um iceberg do tamanho da ilha de Manhattan.

As ondas destrutivas do tsunami Tohoku não afetaram só o Japão. De acordo com informações divulgadas pela Agência Espacial Europeia (ESA) a onda gigante que afetou o território nipónico no dia 11 de março de 2011 atingiu igualmente a plataforma de gelo Sulzberger na Antártida, a 13 mil quilómetros de distância.

O estudo que relacionou o tsunami com a criação de icebergs a partir da plataforma Sulzberger teve como uma origem uma investigação conduzida por Kelly Brunt, um especialista em territórios gelados da NASA, e foi publicado no Journal of Glaciology .

- Publicidade -

De acordo com imagens captadas por um satélite da ESA, os pedaços que se separaram da plataforma de gelo no dia 12 de março foram captadas a flutuar no mar de Ross dia 16. O maior media aproximadamente 9.5 por 6.5 quilómetros e tinha uma profundidade de cerca de 80 metros, fazendo-o um pouco maior que a ilha de Manhattan.

No auge, o tsunami tinha pelo menos 23 metros de altura quando foi originado pelo terramoto de 9.0 na escala de Richter, tendo decrescido para cerca de 30 centímetros quando percorreu os 13 mil quilómetros até à Antártida. Porém, a intensidade do movimento das ondas foi suficiente para afetar e quebrar a estrutura gelada da plataforma

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.