Via Algarviana celebra 15.º aniversário com quatro novos percursos pedestres

Quatro percursos, quatro olhares sobre a paisagem natural e humana do interior do Algarve

ouvir notícia

A Via Algarviana comemora 15 anos em maio. A data é assinalada com o lançamento de quatro novos percursos pedestres: três pequenas rotas e uma ligação à GR13, no concelho de Silves.

“Ao caminhar pelos novos percursos é possível perceber a forma como a geologia da região determinou a paisagem natural (os relevos, formações rochosas, cursos de água, fauna e flora)”, explica a ALMARGEM, Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental, em comunicado.

A PR15 LLE – Entre o Barrocal e a Serra é o mais extenso dos quatro novos percursos, com 17,60 quilómetros. A PR5 ABF – Entre Aldeias é uma pequena rota de 7 quilómetros, em pleno Barrocal, que parte de Paderne e passa por “várzeas férteis, trilhos rodeados de belíssimas árvores e aldeias com a arquitetura tradicional do Algarve”.

- Publicidade -
Rota PR5ABF

A rota PR2 SLV – Nos Passos do Património, com 16,30 quilómetros, permite descobrir o “valioso património da zona de Vale Fuzeiros, numa paisagem marcada pela cor intensa do grés de Silves”. Por fim, a Ligação 12, um percurso linear de 7,30 quilómetros, começa muito perto da barragem do Funcho e permite, aos caminhantes e ciclistas, dividir em duas partes o setor 9 da Via Algarviana, fazendo um pequeno desvio que os leva até Vale Fuzeiros. Pelo caminho, poderão ver o Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico (CNRLI) e a albufeira da barragem do Arade.

No dia 28 de abril será feito um percurso inaugural na rota PR15 LLE – Entre o Barrocal e a Serra, que começa e termina na aldeia de Alte. A 12 de maio tem lugar a caminhada na PR5 ABF – Entre Aldeias, em Paderne.

As datas das caminhadas inaugurais das restantes rotas serão anunciadas nas redes sociais da Via Algarviana.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.