Vila Real Sto António garante quase 60 milhões para o pagamento de dívidas

ouvir notícia

.

Assembleia Municipal aprovou contratos de empréstimo de 33,3 milhões de euros. A estes vão juntar-se mais 25,6 milhões do PAEL, dos quais cerca 30 por cento se destinarão a liquidar faturas a fornecedores do concelho

.

A Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA) aprovou os contratos de empréstimo a contrair junto de um sindicato bancário (composto por sete instituições de crédito), num montante aproximado de 33,3 milhões de euros, concretizando desta forma a aplicação do plano de ajustamento financeiro do município.

- Publicidade -

Com esta deliberação, a Câmara Municipal de VRSA viabiliza o Plano de Apoio à Economia Local (PAEL), visando o saldo das dívidas vencidas há mais de 90 dias e registadas a 31 de março de 2012.

Através do PAEL, a autarquia acede ainda a uma verba de 25,6 milhões de euros, dos quais cerca 30 por cento se destinarão a liquidar faturas a fornecedores do concelho, injetando liquidez na economia local.

Além desta verba, o plano de ajustamento financeiro contempla um programa de reequilíbrio financeiro, com um prazo de 20 anos, o que “permitirá a reconversão da dívida a curto prazo em dívida a longo prazo, estabilizando as contas municipais e aliviando a tesouraria”, explica a edilidade.

“Estes passos permitem a consolidação do passivo municipal, conferindo ainda mais estabilidade à gestão municipal. Cumpre-se, deste modo, um dos principais objetivos deste executivo que era regularizar e normalizar a situação económico-financeira da autarquia vila-realense”, sublinha o executivo municipal liderado pelo social democrata Luís Gomes.

Estas medidas juntam-se ao Plano de Contenção Financeira da Câmara Municipal de VRSA, em vigor há dois anos, que “permitiu uma poupança de nove milhões de euros, resultado da aplicação de uma centena de medidas transversais a todas as divisões e setores da atividade”, recordam os mesmos responsáveis autárquicos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.