Vila Real Sto. António recebe etapa do projeto regional de marcha-corrida

ouvir notícia

A temporada começou no passado mês de setembro e vai prolongar-se até janeiro de 2012

A cidade de Vila Real de Santo António (VRSA) recebe, no próximo domingo, mais uma etapa do denominado Projecto Regional de Marcha-Corrida. A jornada vila-realense irá colocar dois percursos à disposição dos participantes: um maior, de 9 quilómetros, e outro de dificuldade moderada, com 4,5 quilómetros. Ambos os trajectos percorrem o interior da Mata Nacional das Dunas Litorais.

O ponto de encontro está agendado para o Complexo Desportivo de VRSA, às 10h00, (partida), devendo os participantes deixar a sua viatura (se for o caso) no estacionamento da nave desportiva. A participação na actividade é gratuita e aberta a praticantes dos 8 aos 88 anos, estando prevista a distribuição de água e fruta ao longo do percurso.

Temporada inclui 22 marchas

- Publicidade -

Esta etapa de VRSA é a nona da temporada, que começou a 9 de setembro em Moncarapacho e vai prolongar-se até ao dia 29 de janeiro de 2012. No mês de novembro realizam-se as marchas de Vale Silves (concelho de Loulé, dia 1), Porches (dia 6), Machados (dia 13), Fuzeta (dia 20) e Espiche (dia 27). Seguem-se as dezembro, que decorrerão em Albufeira (dia 4), Conceição de Tavira (dia 8), Alvor (dia 8) e Azinhal (dia, 18). Em janeiro de 2012 realizam-se as marchas de Tavira (dia 8), Lagos (dia 15), Pechão (dia 22) e Aljezur (dia 29).

O Projecto Regional de Marcha-Corrida foi criado pela então Direcção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, que teve a iniciativa de lançar um calendário de marcha-corrida com periodicidade semanal, destinado à população em geral, no sentido de fomentar a prática da actividade física.

Para a concretização da ideia foram convidadas autarquias, Juntas de Freguesia, clubes e associações, consolidando o evento ao longo dos anos e especialmente entre a população com idade superior a 50 anos.

O sucesso alcançado levou a que em todos os concelhos do Algarve se realizasse, pelo menos, uma marcha. O elevado número de candidaturas que chegou à organização levou a que se organizassem também marchas nocturnas.

Com o lançamento do Programa Nacional de Marcha Corrida, apresentado pela então Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, em Abril de 2009, o projecto regional de marchas-passeio passou, a partir de 2009/2010, a ter a denominação de Projecto Regional de Marcha-Corrida, aliando as boas práticas de um projecto com raízes profundas no Algarve a um projecto desenvolvido a nível nacional.

VRSA integra a rede

Vila Real de Santo António conta igualmente com um Centro de Marcha e Corrida aberto a toda a comunidade. Um dos objectivos da estrutura é apoiar os munícipes que regularmente praticam a marcha ou a corrida não orientada e que pretendam ser aconselhados, de modo a tirar mais proveito do seu treino.

O centro insere-se na filosofia do Programa Nacional de Marcha Corrida e presta acompanhamento técnico às segundas, quartas e sextas das 18h30 às 20h00. Existem também treinos orientados, conforme a seguinte programação: 2ª e 4ª feira, marcha e/ ou corrida; 6ª feira, treino de força.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.