Vinhos algarvios entre os melhores a nível nacional

ouvir notícia

O Algarve está a despontar como uma mais promissoras regiões produtoras de vinho do país. A prova disso são os prémios que vários vinhos algarvios venceram recentemente em concursos nacionais, deixando para trás outras regiões com tradição no setor. A última conquista dos vinhos regionais foi a eleição do tinto da Quinta dos Vales (Lagoa e Silves) para o Top 10 dos vinhos Touriga Nacional.

Há cerca de quatro anos, o proprietário da Quinta dos Vales, em Estombar, dizia ao JA que queria produzir o melhor vinho português no Algarve. Depois de um processo de renovação das vinhas, o alemão Karl Heinz Stock começa agora a entrar na rota dos melhores produtores de vinho nacional, a par da Quinta do Barranco Longo (Algoz-Silves) e da Quinta do Morgado da Torre (Portimão), entre outros.

Depois de ter sido considerado em agosto o “Melhor Vinho do Algarve”, na Fatacil de Lagoa, e de ter sido distinguido em maio com a medalha de prata no concurso “Selezione del Sindaco” (A Seleção do Presidente), em Itália, o Grace Touriga Nacional 2008 foi agora eleito para o top 10 dos vinhos Touriga Nacional de Portugal.

- Publicidade -

“Já recebemos muitos prémios internacionais, mas esta nomeação é realmente uma grande honra para nós, porque tivemos que competir contra os melhores produtores de vinho em Portugal”, realçou Karl Heinz Stock.
Segundo o proprietário da Quinta dos Vales, a conquista deste prémio “é uma confirmação de que a nossa política de qualidade rigorosa está no bom caminho”.

“Vai ser bom para a região e para todos os produtores de vinho que continuamente dão o seu melhor para colocar o Algarve firmemente no mapa como uma das regiões de bons vinhos de Portugal”, sublinhou.

Refira-se que as finais que levaram o vinho algarvio ao top 10 decorreram a 9 de dezembro, em Vila Nova de Gaia, sendo que a seleção dos dez melhores vinhos foi realizada por um júri internacional, composto por especialistas do Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Ásia, Brasil, Noruega e Portugal.

No final, devido à elevada qualidade dos vinhos em concurso, o júri internacional teve dificuldades em decidir e chegou a uma lista de 12 nomeados para o top.

Casos de sucesso

O Marquês dos Vales Grace Touriga Nacional 2008 é, por enquanto, o único representante do Algarve entre os finalistas do Touriga Nacional de Portugal, onde figuram quatro vinhos do Douro, três da região do Dão, dois alentejanos, um da Bairrada e um da Beira Interior.

Segundo apurou o JA, foram produzidas cerca de cinco mil garrafas de Grace Touriga Nacional 2008, com os preços a rondar os 13 euros.

Mas outros vinhos do Algarve já deram nas vistas este ano. Foi o caso do tinto Monte da Casteleja Maria Selection 2007, que em janeiro foi o único oriundo do Algarve (Lagos) entre os 50 melhores vinhos portugueses de 2010, segundo a Association of Portuguese Wine Importers.

Esta escolha dos melhores vinhos portugueses é feita anualmente por jornalistas ingleses, especialistas na matéria.

E estes são apenas alguns dos exemplos de sucesso dos vinhos produzidos na região, que começam a afirmar-se entre os melhores a nível nacional e internacional.

(Texto publicado na íntegra na edição em papel do Jornal do Algarve – 23 de dezembro)

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.