Visita da imagem da Virgem das Angústias junta centenas de pessoas

ouvir notícia

.

A imagem da padroeira de Ayamonte esteve no Algarve durante três dias e passou por Vila Real de Santo António, Castro Marim e Silves

.

Centenas de pessoas despediram-se, este domingo, da Virgem das Angústias, no cais fluvial de Vila Real de Santo António (VRSA), onde a imagem rumou via “ferry”, até Ayamonte, localidade da qual é padroeira, encerrando assim o fim da deslocação da imagem ao Algarve.

- Publicidade -

Antes, as celebrações foram assinaladas por uma missa solene presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, na igreja paroquial de VRSA, à qual se seguiu uma procissão até à margem portuguesa do rio Guadiana.

Na sexta-feira à tarde, centenas de pessoas já tinham marcado presença no cais de VRSA para assistir à chegada da imagem, um ato considerado histórico pelos autarcas de Ayamonte e Vila Real de Santo António, presentes na cerimónia solene.

Além dos presidentes de Câmara das cidades raianas, a cerimónia contou também com a presença da autarca de Silves, Isabel Soares, e da vice-presidente da irmandade das Angústias, Marisa González, que salientou a longa proximidade cultural entre Ayamonte e VRSA.

A Virgem das Angústias foi proclamada padroeira de Ayamonte a 11 de janeiro de 1756, depois do terramoto e “tsunami” ocorrido no dia 1 de novembro de 1755. Trata-se de uma obra barroca anónima, do século XVI, que já sofreu numerosas modificações ao longo dos anos e que apenas deixa entrever parte do modelo original.

A visita da imagem da Senhora das Angústias a Portugal responde aos laços de proximidade culturais que sempre existiram entre as populações de ambos os lados da fronteira. A imagem veio ao Algarve acompanhada pela irmandade do mesmo nome, bem como pelo bispo da Diocese de Huelva.

A deslocação da imagem pela primeira vez a Portugal foi acordada entre os párocos de Silves e de Ayamonte, em 2008, mas só agora se concretizou. Além de VRSA, a imagem esteve presente, no sábado, em Castro Marim e Silves, onde ocorreram diversas manifestações religiosas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.