28 mil árvores plantadas junto à barragem de Odelouca

ouvir notícia

Mais de 200 crianças plantaram sobreiros e azinheiras junto à barragem de Odelouca, no concelho de Monchique. O objetivo é compensar a perda de áreas florestais devido à inundação da albufeira de Odelouca.

Cerca de duas centenas de crianças ajudaram na sexta-feira a concluir a plantação de 28 mil árvores (26 mil sobreiros e duas mil azinheiras) na Herdade das Taipinhas, em Odelouca.

A iniciativa da empresa Águas do Algarve surge na sequência da construção da barragem de Odelouca, cujo projeto comporta desde o início uma forte componente ambiental.

- Publicidade -

“Temos vindo a desenvolver um conjunto vasto de ações e projetos com o objetivo de compensar a perda de áreas de habitats florestais na área inundada pela albufeira de Odelouca”, destacou a responsável pela área da comunicação, Teresa Fernandes.

Ainda segundo a mesma, os projetos de reflorestação em curso para compensação das áreas inundadas abrangem a arborização de cerca de 65 hectares, com a plantação de 28 mil árvores, para além de criação de cerca de oito hectares de áreas de sementeira e culturas para a fauna.

“Estes projetos estão repartidos por três núcleos: núcleo de 26 hectares na Herdade das Santinhas, freguesia de S. Bartolomeu de Messines (Silves), núcleo de cerca de 32 hectares na Herdade das Taipinhas, freguesia de Alferce (Monchique) e núcleo de sete hectares na Mata Nacional da Herdade da Parra (Silves)”, frisa Teresa Fernandes.

Esta ação da Águas do Algarve tem em vista a sustentabilidade social, económica e ambiental da nossa região, sustenta a responsável, salientando que “é fundamental conter o desastre ecológico cada vez mais evidente que está sendo agravado pelas alterações climáticas com a respetiva desflorestação que acontece em todos os países”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.