500 euros para os melhores alunos

ouvir notícia

.

Os dez melhores alunos do ensino básico do concelho de Aljezur vão receber um prémio de mérito de 500 euros, atribuído pelo município. Com a oferta, pretende-se “promover o sucesso escolar” e mostrar que estudar e tirar boas notas compensa…!

Boas notas, assiduidade e bom comportamento. Estes são os principais requisitos para a atribuição do prémio de mérito escolar aos dez melhores alunos do concelho de Aljezur.

A iniciativa, promovida mais uma vez pela câmara municipal, pretende reconhecer a dedicação e o esforço no trabalho e desempenho escolares. “O prémio de mérito escolar é uma medida que visa promover o sucesso escolar”, explica a autarquia, que atribui anualmente um cheque no valor de 500 euros aos dois melhores alunos de cada ano curricular.

- Publicidade -

Assim, o município volta a premiar neste ano letivo os 10 melhores alunos do concelho, que frequentam os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. “Trata-se de uma iniciativa que a autarquia promove desde há alguns anos com sucesso, junto dos alunos destes ciclos de ensino”, frisa o município em comunicado.

Para além de não poderem reprovar em nenhuma disciplina, o regulamento do prémio de mérito escolar de Aljezur indica que os melhores alunos devem ser reconhecidos pelo “melhor percurso escolar do ciclo em que se encontram”.

Além disso, contam ainda critérios como o “melhor resultado obtido em outras atividades culturais ou desportivas” e o “envolvimento em atividades ou iniciativas de caráter social, cultural ou desportivo” existentes na comunidade local.

Prevenção das drogas

Para além do prémio de mérito escolar, a Câmara de Aljezur vai ainda apoiar este ano os estabelecimentos de ensino de Aljezur na aquisição de manuais, para o desenvolvimento do “Projeto Atlante – enfrentar o desafio das drogas”.

Com esta iniciativa em meio escolar, a autarquia pretende “desenvolver nos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, as competências psicossociais que lhes permitam fazer escolhas refletidas e informadas perante a oferta de substâncias psicoativas”.

A câmara municipal explica que esta é uma “intervenção preventiva desenvolvida no âmbito da educação para a saúde”, que tem como objetivo principal contribuir para que “os nossos jovens possam constatar os malefícios do consumo das substâncias ilícitas”.

Os apoios na área da educação no município de Aljezur estendem-se ainda à atribuição de 30 bolsas de estudo para alunos do ensino superior, assim como à comparticipação dos transportes escolares para alunos do secundário, subsídios de alojamento, refeições escolares, componente de apoio à família e aquisição de materiais escolares para o agrupamento de escolas de Aljezur.

Nuno Couto/Jornal do Algarve
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.